Você está lendo...
Califórnia proibirá a venda de veículos a combustão a partir de 2035
Notícias

Califórnia proibirá a venda de veículos a combustão a partir de 2035

Estado responsável por quase metade da venda de elétricos nos EUA, é o primeiro do país a tomar tal decisão

Emily Nery, special para o Jornal do Carro

25 de set, 2020 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

califórnia
CARROS A COMBUSTÃO SERÃO PROIBIDOS EM 2035 NA CALIFÓRNIA
Crédito:PIXABAY

A Califórnia será o primeiro Estado norte-americano a proibir a venda de veículos a gasolina e diesel. O governador do Estado mais rico do país, Gavin Newsom, anunciou na quarta-feira (23) que a partir de 2035 as fabricantes só poderão vender veículos elétricos.

O decreto ocorreu dias após o Reino Unido sugerir que proibirá a venda de veículos térmicos a partir de 2030. Newsom mostrou uma grande preocupação com a questão climática. “Você merece ter um carro que não provoque asma nos seus filhos. Nossos carros não devem piorar os incêndios florestais – e criar mais dias cheios de fumaça.”, declarou. Atualmente a Califórnia está em estado de emergência devido aos enormes incêndios florestais.

No anúncio, o governador deixou a cargo do órgão regulador do ar da Califórnia, o Califonia Air Resources Boards (CARB) à elaboração dos regulamentos da nova medida. Contudo, para veículos médios e pesados o banimento foi postergado para 2045.

Publicidade


Dados do California Greenhouse Gas Emission apontam que 41% das emissões de gases poluentes no Estado resultam do transporte, ultrapassando até os setores industriais, de agricultura e residenciais juntos.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

A medida, entretanto, não informa se carros híbridos ainda poderão ser comercializados. Caso o Estado norte-americanos decida seguir a proposta britânica, os veículos de conjunto híbrido também estarão com seus dias contados. Já os veículos a combustão usados poderão continuar nas ruas. A regra é a mesma para as motos, o que vai influenciar em um dos esportes mais praticado no estado, que é o motocross e também as trilhas.


De acordo com a Veloz, uma associação norte-americana que trabalha por soluções que envolvem a eletrificação e mobilidade, cerca de 47% dos veículos elétricos vendidos nos Estados Unidos em 2019 foram comprados na California, porém o mercado de carros sustentáveis no Estado não é muito animador e corresponde a menos de 10% do setor automotivo.

Mesmo assim a atitude é considerada promissora. O Estado tradicionalmente democrata é conhecido por ser líder e pioneiro em medidas protetivas ao meio ambiente. Outros Estados norte-americanos já adotaram diretrizes para veículos elétricos aplicados inicialmente pela California. É provável que o comportamento se repita.

As reações ao anúncio foram divergentes. Chet Thompson, chefe da American Fuel and Petrochemical Manufacturers reiterou ao The Washington Post que Gavin Newsom “não tem autoridade para limitar as escolhas de compradores de automóveis” e definiu a meta como um “método impopular”.


Governador é chamado de incoerente por ativistas

O governador também sofre pressões de ativistas para interromper a exploração de gás e petróleo na costa oeste. Em entrevista ao The Washington Post, Kassie Siegel, diretora do Climate Law Institue acredita que este só é um primeiro passo, mas também que “Newsom não pode reivindicar liderança climática enquanto concede licenças a companhias de petróleo para perfurar e fraturar”.

Por enquanto, ainda não foi detalhado como será feita a transição: se haverá algum incentivo fiscal para as montadoras migrarem para a produção de carros elétricos e se a população terá algum desconto ou isenção fiscal para trocar o automóvel convencional por um de zero emissões.

califórnia

PIXABAY
Deixe sua opinião