O Instituto Renault, divisão responsável por ações socioambientais da Renault Brasil, completou neste mês 10 anos de existência. Com uma extensa gama de projetos voltados para educação e desenvolvimento de comunidades residentes de área vulneráveis, o grupo já beneficiou mais de 755 mil pessoas.
Ricardo Gondo, presidente do Instituto Renault e da Renault do Brasil, abriu o evento online. “mais do que desenvolver, fabricar e comercializar veículos, a Renault está consciente do seu papel na construção de uma sociedade mais humana, mais justa e mais sustentável.” O Instituto atua principalmente em quatro grandes projetos. Dois estão localizados no bairro da Borda do Campo, em São José dos Pinhais (PR), cidade sede da Renault no Brasil.
Leia Mais
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seBorda Viva
A Associação sem fins lucrativos Borda Viva trabalha para o desenvolvimento social, segurança alimentar para crianças da região e no empoderamento feminino, por meio da geração de renda e do empreendedorismo.
A geração de renda provém de três pilares: a Cozinha Comercial, que oferece refeições de qualidade a um preço acessível; preparação de coffee breaks para empresas; e a Casa da Costura, que tem como objetivo formar mulheres na área da costura e modelagem, bem como de bordados e estampagens.
Os produtos feitos pelas Casa da Costura são vendidos pelo site da montadora e em três concessionárias. Além disso estão também no ateliê da Renault na Champs-Élysées, área mais valorizada de Paris.
Geração Futuro
A Geração Futuro consiste em um curso de formação e capacitação de jovens de 15 a 24 anos para o mercado de trabalho. A qualificação inclui aulas de informática, conceitos administrativos, regras de negócio, comunicação, cálculo matemático e comportamento e cidadania.
De 40 alunos que concluíram o curso no ano passado, 18 já foram contratados e estão trabalhando. No total, 120 alunos serão qualificados no período de um ano e meio.
Renault Experience
Procurando apoiar ideias e soluções que surgem dentro dos campi universitários, o Renault Experience foi criado para estimular o empreendedorismo em mentes jovens. Atualmente, o desafio tem a duração de um ano e é dividido em três categorias: Soluções de Mobilidade, Negócios Sociais e Desafio Twizy. Até hoje, 42 mil estudantes que representam cerca de 500 universidades nacionais já participaram do desafio.
Educação no Trânsito
Com o objetivo de educar crianças sobre segurança no trânsito, o programa “O trânsito e eu” atua em 8 cidades; localizadas nos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. A educação lúdica se estende em ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Estima-se que 200 mil crianças, 5 mil professores e 4 mil escolas já passaram pelo projeto.
Outros projetos localizados no bairro da Borda do Campo, como creches e espaços de acolhimentos de crianças e adolescentes também são apoiados divisão da Renault. São eles a CMEI Árvore dos Sapatos, CMEI Borda Viva, Lar Mãe Maria a Amarb (Associação dos Moradores do Bairro Borda do Campo).
Doando recursos e veículos, o Instituto Renault apoia outras instituições que incluem a AACD, Casa do Zezinho, Unilehu e ADFP.
Instituto atuou durante a pandemia
Diante do atual cenário, o Instituto desenvolveu a campanha #MobilizaRenault que conta com iniciativas para reduzir o impacto da pandemia na sociedade. Dentre alguns feitos, estão a doação de 40 toneladas de alimentos distribuídos em instituições de Curitiba e região, produção de protetores faciais e distribuição de cestas básicas para 86 famílias moradoras da comunidade Borda do Campo.