Próximo de estrear na Índia, o Nissan Magnite, novo SUV de entrada da marca japonesa, foi flagrado pela primeira vez sem qualquer camuflagem. Apenas com os emblemas cobertos, o modelo estava parado em um posto de combustível, abastecendo. O único registro revela apenas a traseira do utilitário. Mas as linhas são idênticas às do conceito mostrado há poucos meses.
Previsto para chegar às lojas indianas no início de 2021, o Magnite também está cotado para o Brasil. E deve chegar em 2022. Após o fim da produção do hatch March na fábrica de Resende (RJ), o pequeno SUV desponta como o favorito para ocupar a vaga. Na gama Nissan, o Magnite fica posicionado abaixo do Kicks. E terá a missão de trazer maiores volumes e participação de mercado para a japonesa.
Para tanto, o SUV deverá preservar a boa relação custo/benefício do Kwid. E ter preços entre R$ 50 mil e R$ 75 mil. Um dos destaques será design jovem e moderno. Com teto pintado em cor diferente da carroceria e presença de LEDs diurnos. A plataforma CMF-A+ é uma versão um pouco maior da arquitetura do Kwid. A base é a mesma do Renault Kiger. Outro SUV cotado para o Brasil.
Motor do Magnite ainda é mistério
A Nissan ainda não divulgou dados técnicos, mas o Magnite deverá seguir a tendência do mercado. Trazer motores aspirado e turbo. Na Índia, as versões de entrada deverão vir equipadas com o 1.0 tricilíndrico a gasolina de 72 cv e 9,7 mkgf de torque. E as versões mais caras podem ter um 1.0 turbo com 100 cv de potência e opção de câmbios manual ou automático do tipo CVT.
Em tamanho, o Magnite ficará dentro do limite de 4 metros de comprimento, medida que garante menor taxação para os carros na Índia. Só a título de comparação, o Kicks tem 4,29 m. Ou seja, o Magnite vai brigar em uma nova categoria de SUVs subcompactos, que começa a ganhar força. Um dos principais concorrentes do novato da Nissan na Índia é o Hyundai Venue, que está em testes na América do Sul.