Você está lendo...
Mitsubishi revela o Eclipse Cross 2022 reestilizado
Notícias

Mitsubishi revela o Eclipse Cross 2022 reestilizado

SUV abandona a traseira com vidro bipartido e ganha inédita versão híbrida recarregável em tomadas; versão nacional do Eclipse deve receber atualizações no fim do ano que vem

Diogo de Oliveira, special para o Jornal do Carro

16 de out, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Mitsubishi
Mitsubishi Eclipse Cross é um dos modelos vendidos pela HPE Automotores no Brasil. Na foto, a reestilização lançada na Ásia há um ano
Crédito:Mitsubishi/Divulgação

Ainda sem dar muitos detalhes técnicos, a Mitsubishi Motors divulgou as primeiras fotos e informações oficiais do Eclipse Cross reestilizado. O SUV com estilo cupê estreia em novembro na Austrália e na Nova Zelândia já como linha 2022. Além das mudanças no design, a principal novidade será uma inédita versão híbrida do tipo plug-in. Nela, há modo 100% elétrico e recarregável em tomadas.

Porém, a versão híbrida só será vendida em alguns mercados “selecionados”. Não será o caso dos Estados Unidos, onde o modelo estreia no primeiro trimestre de 2021. Nem do Brasil, onde as mudanças só devem chegar entre o fim de 2021 e início de 2022. Por aqui, o Eclipse Cross estreou no fim de 2018 importado, e começou a ser produzido em Catalão (GO) um ano depois.

A pequena plástica feita no visual deixa o SUV um pouco mais moderno visto de frente, e um pouco mais tradicional e conservador de traseira. Um dos pontos mais criticados do design atual é o vidro vigia dividido em duas partes por uma barra que interliga as lanternas. Com o facelift, o vidro do vigia passa a ser inteiro, e as lanternas descem pelas colunas e invadem a tampa, separadas.

Publicidade


eclipse

Dynamic Shield é mantido no Eclipse

A dianteira mantém grande parte o design atual, chamado pela marca de Dynamic Shield. Contudo, os faróis agora estão fininhos e parecem bastões de LEDs. O estilo veio do conceito e-Evolution, de 2017. Os projetores e luzes de direção e neblina ficam integrados nos nichos posicionados logo abaixo e envolvidos pelos bumerangues cromados que marcam o desenho frontal dos carros da Mitsubishi.

Por dentro, a reestilização praticamente não alterou o formato do painel. A principal novidade é a tela da central multimídia com botões giratórios ‒ antes, todos os comandos eram por toque. A montadora também não alterou a mecânica atual da versão a combustão. Nela, o motor 1.5 turbo a gasolina tem 165 cv. O torque é e 25,5 mkgf, e o câmbio CVT tem trocas sequenciais e oito marchas.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor  GLS
Oferta exclusiva

Mitsubishi L200 Triton Sport Outdoor GLS

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.