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Novo Nissan Versa desembarca no Brasil e chega às lojas no fim do mês
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Novo Nissan Versa desembarca no Brasil e chega às lojas no fim do mês

Montadora japonesa registrou chegada do primeiro lote da nova geração do sedã Versa, que vem do México para encorpar a disputa entre Chevrolet Onix Plus, Hyundai HB20S e Volkswagen Virtus

Diogo de Oliveira, special para o Estado

19 de out, 2020 · 4 minutos de leitura.

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Primeiro lote do novo Nissan Versa já está no Brasil
Crédito:Divulgação/Nissan

A Nissan anunciou a chegada no Brasil das primeiras unidades da nova geração do Versa. No site oficial, a estreia tem até data definida: será no dia 28 de outubro, com live no Youtube às 17h30. O modelo vem importado do México disputar vendas com os sedãs compactos mais modernos. O segmento tem Chevrolet Onix Plus, Fiat Cronos, Hyundai HB20S, Toyota Yaris e Volkswagen Virtus.

A ocasião deve marcar o início oficial das vendas do novo Versa. Com a revelação dos preços. Por enquanto, a Nissan não deu detalhes. Mas é esperado que o sedã venha com bastante conteúdo. A japonesa vai posicionar o modelo acima da geração anterior. Que segue à venda com o nome V-Drive, a partir de R$ 58.990. Os dois irão conviver, preenchendo a faixa até os R$ 90 mil.

Embora totalmente reformulado, o novo Versa vai usar o mesmo motor da geração atual, mas com a calibração do SUV Kicks. O conhecido 1.6 16V flexível de 4-cilindros terá 114 cv de potência e 15,5 mkgf de torque, com opção dos câmbios manual de 5 marchas ou automático Xtronic CVT. No caso do V-Drive, são 111 cv e 12,1 mkgf no 1.6, e o sedã também oferece o 1.0 tricilíndrico flex de 77 cv e 10 mkgf.

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Versa não terá motor turbo

Sem previsão de oferecer motores turbo, o novo Versa apostará tudo no design, que tem as linhas mais modernas da marca japonesa. A dianteira lembra um pouco o SUV Kicks, campeão de vendas da Nissan no Brasil, enquanto a traseira remete aos sedãs maiores da empresa, como o Altima, que chegou a ser vendido alguns anos atrás no Brasil. As lanternas horizontais invadem a tampa.

Por dentro, o sedã também é bastante parecido com o Kicks e tem a multimídia centralizada no painel. Os materiais parecem um pouco mais caprichados que no V-Drive. Já no tamanho os modelos sedã bem parecidos, o que deixa o novo Versa bem próximo em tamanho do médio Sentra. Em conteúdos, espere tudo e mais um pouco — desde chave presencial a frenagem automática de emergência.


Segundo a Nissan, o novo Versa encarou mais de 1 milhão de quilômetros de testes para se ajustar às vias brasileiras e sulamericanas. O modelo será o principal lançamento da montadora em 2020. Em setembro, a japonesa encerrou a produção do hatch compacto March na fábrica de Resende (RJ), para onde seguiram as unidades do novo Versa que desembarcaram na capital fluminense.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.