Mesmo conquistando sucesso frente ao público, os carros da Tesla vêm acumulando uma série de defeitos de fabricação que geram as mais inusitadas situações mundo afora. Porém, finalmente, a marca reconheceu que a queda de para-choques traseiros do Model 3 não passam de defeito de fabricação.
Na prática, o componente tende a ser arrancado do carro quando em contato com a água. Chuvas intensas ou poças d’água, aliás, são um problema para o modelo (veja vídeo abaixo). Esse tipo de situação já rendeu gastos extras a proprietários que precisaram substituir seus para-choques. Porém, ao contrário do que se pensava, a culpa não era do proprietário, mas da própria Tesla.
https://www.youtube.com/watch?v=0GRO-sNuquM&feature=youtu.be
Reclamações são relatadas pela clientela desde 2018. Mas só agora a montadora afirmou que está trabalhando na resolução do caso. A raiz do problema seria uma falha no projeto do assoalho plano do carro.
Profissionais da marca afirmaram que diversos proprietários do Model 3 já foram parar em oficinas por conta do acúmulo de areia, sujeira e água na parte inferior do para-choque traseiro. É justamente a pressão sobre este painel que causa a soltura da base e a consequente perda do componente.
Tesla vai cobrir prejuízo
Em nota à rede de serviços, a Tesla diz que, em raras circunstâncias, o painel traseiro do Model 3 pode se soltar do veículo. Além disso, “outras partes como suportes e fixadores da carroceria também ficam suscetíveis”, diz o comunicado. A marca afirma que os modelos construídos antes de 21 de maio de 2019 podem ser danificados caso sejam guiados em estradas onde haja quantidade abundante de água. As avarias devem ser reparadas na garantia.
A Tesla afirma que os Model 3 produzidos após essa data não apresentam o referido problema por conta de sua construção diferenciada. Houve retrabalho no design do revestimento inferior da tampa do para-choque traseiro, melhorando a drenagem. De qualquer maneira, caso ocorram falhas desse tipo em modelos mais novos, o reparo será feito pela fabricante dentro do prazo de garantia.