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Tesla confirma que para-choques traseiros do Model 3 podem cair com chuva forte
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Tesla confirma que para-choques traseiros do Model 3 podem cair com chuva forte

Falha de projeto abrange modelos fabricados até 21 de maio de 2019; novos casos serão cobertos por garantia da Tesla

Vagner Aquino

21 de out, 2020 · 4 minutos de leitura.

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Tesla Model 3 tem para-choque arrancado durante chuva forte
Crédito:Reprodução/Internet

Mesmo conquistando sucesso frente ao público, os carros da Tesla vêm acumulando uma série de defeitos de fabricação que geram as mais inusitadas situações mundo afora. Porém, finalmente, a marca reconheceu que a queda de para-choques traseiros do Model 3 não passam de defeito de fabricação.

Na prática, o componente tende a ser arrancado do carro quando em contato com a água. Chuvas intensas ou poças d’água, aliás, são um problema para o modelo (veja vídeo abaixo). Esse tipo de situação já rendeu gastos extras a proprietários que precisaram substituir seus para-choques. Porém, ao contrário do que se pensava, a culpa não era do proprietário, mas da própria Tesla.

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Reclamações são relatadas pela clientela desde 2018. Mas só agora a montadora afirmou que está trabalhando na resolução do caso. A raiz do problema seria uma falha no projeto do assoalho plano do carro.

Profissionais da marca afirmaram que diversos proprietários do Model 3 já foram parar em oficinas por conta do acúmulo de areia, sujeira e água na parte inferior do para-choque traseiro. É justamente a pressão sobre este painel que causa a soltura da base e a consequente perda do componente.

Tesla vai cobrir prejuízo

Em nota à rede de serviços, a Tesla diz que, em raras circunstâncias, o painel traseiro do Model 3 pode se soltar do veículo. Além disso, “outras partes como suportes e fixadores da carroceria também ficam suscetíveis”, diz o comunicado. A marca afirma que os modelos construídos antes de 21 de maio de 2019 podem ser danificados caso sejam guiados em estradas onde haja quantidade abundante de água. As avarias devem ser reparadas na garantia.


A Tesla afirma que os Model 3 produzidos após essa data não apresentam o referido problema por conta de sua construção diferenciada. Houve retrabalho no design do revestimento inferior da tampa do para-choque traseiro, melhorando a drenagem. De qualquer maneira, caso ocorram falhas desse tipo em modelos mais novos, o reparo será feito pela fabricante dentro do prazo de garantia.

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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.