Uma apresentação da Nissan revelou um agitado plano de lançamentos para os próximos três anos. A marca japonesa pretende apresentar 12 novos veículos em 18 meses, promovendo a maior renovação de portfólio da sua história. Alguns desses veículos virão para o Brasil, onde a montadora dará maior enfoque aos SUVs.
Um dos primeiros da nova safra será a Frontier 2021. Flagrada sem camuflagem, a picape média passará pela segunda plástica na atual geração, desta vez com design inspirado na Titan, picape full size vendida nos Estados Unidos. A nova Frontier chegará aos países da Ásia no início do ano que vem, e mudará em seguida na América do Sul, onde é produzida na Argentina.
Novo X-Trail para encarar o Jeep Compass
No documento, um pequeno vídeo mostra a silhueta dos futuros lançamentos. Um deles é a nova geração do SUV médio X-Trail. O modelo ainda não foi apresentado pela Nissan, mas será basicamente o irmão gêmeo do Rogue, revelado há poucos meses nos EUA.
O X-Trail já foi vendido no Brasil nos anos 2000, duas gerações atrás da nova que está por vir. Aqui, o modelo está cotado para concorrer com o Jeep Compass, na categoria de SUVs que mais crescerá em 2021. Só no 1º semestre do ano que vem, chegarão às lojas brasileiras o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos, modelos que também querem desbancar o Compass.
Magnite é a grande aposta para emergentes
O cronograma mostra novidades da Nissan para todos os cantos do mundo. Um dos carros mais vendidos do Japão, o compacto Note terá uma nova geração. O modelo é rival do Honda Fit e foi o primeiro da marca a receber o sistema híbrido e-Power, que transforma o combustível líquido em energia elétrica para alimentar as baterias e mover o veículo. Esta é a tecnologia cotada para chegar ao SUV Kicks.
Nesse sentido, o lançamento mais importante para o Brasil é sem dúvida o Magnite. O pequeno SUV foi criado na Índia sobre plataforma derivada do Renault Kwid, e por isso está dentro do limite de 4 metros de comprimento, que garante menor tributação naquele país. Por aqui, será produzido em Resende (RJ) no lugar do hatch March, que saiu de linha em setembro.
Com design moderno e posicionado abaixo do Kicks, o Magnite vai disputar vendas com o recém- lançado Volkswagen Nivus, crossover menor que o T-Cross. Esse é outro segmento que tende a crescer nas vendas, e o futuro modelo da Nissan virá para vender em grande volume.
Novos Z e GT-R confirmados
A extensa lista de novidades da Nissan até 2023 tem muitos SUVs, afinal a categoria não para crescer ano após ano. Para a Europa, a montadora prepara a nova geração do Qashqai, enquanto os mercados da América do Norte e o México, que concentram as vendas globais da marca, terão o Pathfinder e o Patrol. Mas certamente a cereja do bolo serão os esportivos.
A Nissan trabalha atualmente no desenvolvimento da nova geração do icônico GT-R. Este será o último lançamento e só estreia em 2023. A montadora ainda estudo se vai eletrificar o seu carro mais famoso. Mas antes dele, a Nissan lançará o 400Z, revelado ainda como protótipo em setembro. Para delírio dos puristas, o cupê usa motor V6 biturbo de 400 cv e câmbio manual.