A fabricante russa AvtoVaz revelou uma nova geração do Lada Niva. Contudo, não se trata de um SUV totalmente novo. Na verdade, a montadora acaba de remodelar o Chevrolet Niva, um antigo utilitário produzido no fim dos anos 1990 pela joint-venture entre AvtoVaz e General Motors. Em 2019, a russa comprou os papéis da GM, ficando com o projeto.
Ou seja, o novo Lada Niva, agora chamado de Niva Travel, não é tão novo assim. O modelo se vale do projeto de mais de 20 anos atrás. Por outro lado, a Lada se mantém fiel às origens, e continua a oferecer um SUV compacto com tração 4×4 com reduzida, e proposta voltada ao custo/benefício.
Design para seguir na trilha
Embora se trate de um redesenho, digamos que o time de design da marca russa conseguiu êxito com as linhas do novo SUV. O Niva Travel tem a frente bem alta e robusta, o que lhe dá aspecto bruto. Da mesma forma, as laterais trazem molduras que dão musculatura às caixas de rodas.
A enorme grade e os faróis estreitos lembram o estilo do atual Toyota RAV4. Contudo, é apenas uma lembrança. As laterais são marcadas pela ampla área envidraçada. E a traseira traz o tradicional estepe pendurado e lanternas que lembram um pouco as do antigo Renault Duster.
Mecânica veterano
Por enquanto a Lada não divulgou dados técnicos do novo Niva Travel. Mas é esperado que o SUV mantenha a mecânica do Chevrolet Niva. O conjunto é formado pelo motor 1.7 aspirado a gasolina de 80 cv de potência, e câmbio manual de cinco marchas. Mesmo a reduzida tem acionamento manual.
Para reformar a alma 4×4, o Niva Travel terá alguns acessórios como snorkel e pneus todo terreno, para uso misto. Por dentro, a Lada indicou que fez algumas melhorias. Assim, os bancos, por exemplo, serão novos. E o isolamento acústico está aprimorado, para reduzir ruídos.
Novo Niva é diferente do vendido no Brasil
No início dos anos 1990, a Lada veio ao Brasil após a abertura do mercado aos importados, feita pelo então presidente Fernando Collor. O SUV 4×4 de interior rústico e desenho original acabou ganhando fãs no país.
Entretanto, o novo Niva Travel não tem qualquer relação com o clássico jipinho da marca russa, que continua em linha e é um dos carros mais antigos em produção no mundo.