Os carros esportivos com câmbio manual estão em extinção, mas isso não significa que não há clientes para eles. A BMW acaba de anunciar que vendeu todas as 15 unidades do cupê esportivo M2 CS antes mesmo de anunciar a pré-venda do modelo, ao preço de R$ 620.950.
O M2 CS — sigla de Coupé Sport — tem como destaque justamente a transmissão manual de seis marchas, que o diferencia de outros esportivos compactos de tração traseira. O câmbio trabalha com o conhecido motor 3.0 biturbo a gasolina longitudinal de seis cilindros em linha da BMW.

Essa dobradinha, segundo a fabricante bávara, garante desempenho digno de carro de corrida. São 450 cv de potência máxima (40 cv a mais que o M2 Competition) e um torque de 56,1 mkgf. Esses números garantem, portanto, uma aceleração de zero a 100 km/h em 4,2 segundos.
Com o câmbio automático de dupla embreagem e sete marchas, que é opcional no exterior, o M2 CS é ainda mais veloz. De acordo com a marca alemã, são 3,8 segundos para ir da inércia aos 100 km/h. Mas e a emoção de acelerar um cupê manual de tração traseira?

Série capricha nos detalhes
Produzido em Leipzig, na Alemanha, o M2 CS é muito parecido com o M2 Competition, de 410 cv. Contudo, é ainda mais extremo e diferenciado. O modelo traz várias partes em fibra de carbono, tais como o capô, o teto, os difusores e spoilers, além das capas dos retrovisores laterais.
Na parte dinâmica, o M2 CS tem a suspensão adaptativa M e pode receber freios de carbono-cerâmica da divisão esportiva. Há ainda um sistema de válvulas no escape que permite dosar o ronco do seis cilindros. Por dentro, há farta forração em Alcântara no volante, portas, painel e console.

Segundo Rodrigo Andrade, gerente nacional de vendas da BMW do Brasil, o cupê esportivo com câmbio manual é a primeira de muitas novidades em 2021. “O modelo abre um ano que será repleto de novos lançamentos BMW M com foco na esportividade, performance e tecnologia”, diz.