Normalmente, o mês de janeiro apresenta vendas mais mornas em relação ao resto do ano. Então vem fevereiro e os concessionários começam a se animar com o ano que chega. Contudo, parece que 2021 segue o atípico ano de 2020 e as vendas do mês de fevereiro conseguiram cair 2,66% em relação a janeiro.
De acordo com os dados divulgados hoje (2) pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), para as montadoras, este é o pior mês de fevereiro desde 2017.
Dessa forma, foram 158.237 unidades emplacadas, contra 192.610 automóveis e comerciais leves entregues em fevereiro de 2020, período anterior à pandemia. Isso demonstra uma queda de 17,85%.
Acumulado de 2021 é quase 15% menor do que o mesmo período de 2020
Nos dois primeiros meses deste ano, as montadoras emplacaram 320.793. Embora pareça alto, esse número é 14,85% menor do que o acumulado durante este período.
Em contrapartida, o segmento dos comerciais leves despontou na tabela e chegou a somar 30.138 unidades. Isto é, um total 9,59% maior do que os modelos emplacados em fevereiro de 2020 – cerca de 27.501 unidades.
Os dados demostram algo claro em relação ao mercado: antes caminhando em passos curtos rumo ao crescimento, agora ele parece fazer caminho inverso. Os motivos são vastos e vão desde a alta cambial, à falta de peças, aumentos dos casos de covid-19 a até a elevação de impostos, como o ICMS em São Paulo.
Inclusive, o próprio presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior alertou sobre a falta de componentes. Em comunicado, reforçou: “mesmo com o cancelamento do feriado de Carnaval e os esforços feitos pelas montadoras para normalizar a produção, o mês de fevereiro fechou em baixa, o que já era esperado, dadas as dificuldades, com paralisações por escassez de peças e componentes, que fazem com que haja falta de alguns modelos no mercado“
Modelos mais vendidos
A disputa entre Chevrolet Onix e Fiat Strada pela liderança não parece minguar tão cedo. Uma vez que as vendas do líder e do vice ficaram estáveis em relação a janeiro, o hatch conseguiu manter a liderança por apenas 890 unidades a frente da picape.
Logo abaixo, o Hyundai HB20 continua na terceira posição, seguido pelo Onix Plus. Então, em quinto lugar, o Jeep Renegade da lugar ao Argo. Parece que os efeitos do fim de produção do Ford Ka foram benéficos ao hatch da Fiat, que adotou parte da clientela do falecido compacto.
Por sua vez, o Ka despencou 10 posições no ranking e fechou o mês em 27º lugar, somando apenas 1.488 unidades emplacadas. Desse modo, ele fica atrás até do Fiat Uno, que também está com os dias contados.
SUVs perdem posições
Desta vez, somente dois SUVs aparecem no “Top 10”. São eles o Jeep Renegade e o Volkswagen T-Cross, com 5.834 e 5.524, respectivamente. Ambos acabaram indo parar em menos garagens do que no mês de janeiro. Uma das plausíveis explicações está nos consecutivos aumentos de preço que deixaram quase toda a gama da dupla de SUVs acima dos R$ 100 mil.
Devido à alta nos preços, a busca por modelos de entrada e, consequentemente com valores abaixo dos concorrentes, se fortaleceu. Por conseguinte, o Fiat Mobi acabou se destacando, ganhou 5 posições e agora assume o 6º lugar.
Veja a seguir os 25 modelos mais vendido de fevereiro
- Chevrolet Onix – 10.261
- Fiat Strada – 9.371
- Hyundai HB20 – 7.717
- Chevrolet Onix Pus – 6.501
- Fiat Argo – 6.221
- Fiat Mobi – 6.015
- Volkswagen Gol – 5.847
- Jeep Renegade – 5.834
- Fiat Toro – 5.626
- Volkswagen T-Cross – 5.524
- Chevrolet Tracker – 5.042
- Renault Kwid – 4.905
- Hyundai Creta – 4.826
- Jeep Compass – 4.634
- Honda HR-V – 3.703
- Nissan Kicks – 3.230
- Toyota Corolla – 2.817
- Toyota Hilux – 2.663
- Volkswagen Polo – 2.555
- Volkswagen Saveiro – 2.523
- VW Virtus – 2.162
- VW Voyage – 2.107
- Fiat Fiorino – 2.053
- Fiat Uno – 1.963
- Toyota Yaris Hatchback – 1.963