Você está lendo...
Fiat Toro 2022 tem motor 1.3 turbo de 185 cv e quer ser igual à RAM; veja os preços
Lançamentos

Fiat Toro 2022 tem motor 1.3 turbo de 185 cv e quer ser igual à RAM; veja os preços

A partir de R$ 114.590, picape da Fiat oferece três opções de motorização, conectividade de carro premium com Wi-Fi nativo e interior de SUV

Emily Nery, para o Jornal do Carro

22 de abr, 2021 · 17 minutos de leitura.

Publicidade

Nova Fiat Toro Ultra 2022
Nova Fiat Toro Ultra 2022
Crédito:Fiat/Divulgação

Em fevereiro 2016, a Fiat apresentou a Toro, picape que, segundo a marca, trazia características visuais, internas e comodidades herdadas de SUVs. O tamanho intermediário também uma era novidade. A única rival era a Oroch, lançada pela Renault em 2015. Essas picapes são maiores que as pequenas, como a Strada, e menores que uma Toyota Hilux, por exemplo. A Fiat até criou uma sigla para classificar a Toro: SUP, ou algo como picape utilitária esportiva.

Eis que, pouco mais de cinco anos depois, rivais como a Ford, com a Maverick e Hyundai, com a Santa Cruz, se preparam para entrar no segmento. Porém, antes da chegada dessa dupla, a Fiat lança a Toro 2022, que ganhou dianteira redesenhada, interior mais moderno e conectado e até um novo motor. Trata-se do 1.3 flexível com turbo.

A Toro 2022 tem nove versões: Endurance 1.8, Endurance turbo flex, Endurance turbodiesel, Freedom turbo flex, Freedom turbodiesel, Volcano turbo flex, Volcano turbodiesel, Ranch turbodiesel e Ultra turbodiesel

Publicidade


Novo visual

O destaque da reestilização de “meia vida” é a dianteira. A inspiração, de acordo com a Fiat, vem do “dinamismo das linhas italianas”. No entanto, o estilo tem forte ligação com suas “primas” RAM 1500 e RAM 2500, sobretudo nas versões de topo. A RAM faz parte do mesmo grupo dono da Fiat.

Nova Fiat Toro Volcano 2022
Fiat/Divulgação

Há novo capô, com vincos mais marcados. Além disso, o para-choque foi redesenhado, bem como a grade. Inclusive, assim como em picapes maiores, como a Ranger, a da Fiat passa a ter opções de acabamento na dianteira. Ou seja, há quatro variações.


A versão Endurance 1.8, de entrada na linha, mantém o desenho da picape antiga. Ao mesmo tempo, Freedom e Volcano ganham elementos cromados nos para-choques e molduras dos faróis e duas linhas horizontais na grade. Já a Ranch traz uma grande entrada na grade do radiador. Por sua vez, o contorno dessa peça é cromado e em formato trapezoidal. Além disso, une os faróis e as luzes de LEDs de uso diurno (DLRs). Por fim, na frente da Ultra há acabamento preto e grade com desenho retangular na parte interna.

Além disso, ambas trazem conjunto óptico full-LEDs. Na porção superior, o filete não mudou. Já na parte de baixo os pequenos faróis agora ficam acoplados à grade. Bem no centro está o novo logotipo da Fiat, em grandes letras maiúsculas. Nas opções com acabamento escurecido, a moldura da grade envolve os faróis e se estende até as DRLs.

Nova Toro Volcano 2022
Fiat/Divulgação

Mais embaixo, as luzes de neblina ganharam nova moldura e estão integradas ao para-choque. Esse conjunto pode ser cromado ou pintado de preto. Dependendo da opção, o desenho interno da saída de ar pode mudar.

Três tamanhos de rodas

Além disso, a picape traz novas rodas de liga-leve. Do mesmo modo, o aro tem 16 polegadas na Endurance, 17″ na Volcano, Freedom e Ranch e 18″ na Ultra. Na maior parte das configurações, o acabamento é diamantado.

Em contrapartida à dianteira, a traseira não mudou. Do mesmo modo, as versões de topo têm capota rígida com acionamento elétrico na caçamba. Nas demais, a cobertura é convencional, Ou seja, capota marítima de lona.


Nova Toro Ultra 2022
Fiat/Divulgação

Novo motor flex com turbo

O SUV Compass, da Jeep, marca que faz parte do mesmo grupo da Fiat, será o primeiro carro do Brasil a ter o motor 1.3 16V T270 turbo flex. O “T” se refere ao turbo e o 270 é alusivo ao torque em Newton metro (Nm). A Toro também vai ganhar essa opção. Além disso, terá uma inédita transmissão. O quatro-cilindros gera 185 cv de potência e 27,5 mkgf de torque a 1.750 rpm com etanol. O novo câmbio é automático de seis velocidades.

A expectativa da Fiat é que as vendas das versões com o novo motor cresçam 5%. Além disso, a marca espera aumento da participação dos motores flexíveis em relação aos turbodiesel. Até agora, 53% dos compradores da Toro preferem as versões movidas pelo óleo mineral.


Nova Toro Volcano 2022
Fiat/Divulgação

Por sua vez, o veterano 1.8 E.torq de até 139 cv não tem data para sair de cena. Porém, será mantido apenas na versão Endurance flex. Por ser a mais simples da gama, terá apenas tração 4×2.

Da mesma forma, o motor turbodiesel não recebeu atualizações. E, assim como no Compass, gera 170 cv de potência e 35,7 mkgf de torque. O câmbio automático de nove marchas também não mudou. Nas versões com esse trem de força a tração é 4×4 e a capacidade de carga é de uma tonelada.


Suspensões recalibradas

Além do novo motor turbo flex, a Toro traz algumas modificações. As suspensões foram recalibradas. Ao passo que molas, amortecedores, batentes e coxins são novos. Na dianteira o sistema é do tipo McPherson. Por outro lado, o traseiro é Multilink. O diâmetro de giro também mudou. Segundo a Fiat, para facilitar as manobras em espaços reduzidos.

De acordo com a marca, as versões 4×2 têm o bloqueio de diferencial E-Locker. Dessa forma, se uma das rodas perder a aderência, o sistema eletrônico de estabilidade (ESC) freia a roda que está deslizando. Assim, o torque é transferido, de modo a facilitar a movimentação sobre piso com baixa aderência.

Por outro lado, as versões 4×4 contam com a função 4×4 Low (baixo). Ao ser ativada, permite tracionar as rodas em pisos com lama e areia. Portanto, evita o corte de potência do motor, algo comum quando as rodas patinam.


Nova Fiat Toro Ultra 2022
Fiat/Divulgação

Pra reforçar a segurança, a picape com chassi monobloco tem sete air bags (seis na versão Endurance) recalibrados. Além disso, passou pelo teste do poste. Porém, a picape ainda não foi avaliada pelo Latin NCap. Segundo a Fiat, contudo, a carroceria rígida, de aço reforçado, ficou mais segura após as mudanças feitas na linha 2022.

Vale lembrar que a toro utiliza a plataforma Small-Wide (algo como pequena e ampla). Ou seja, essa base servirá também à futura picape média da RAM. O modelo inédito vai ser produzido no Brasil.


Interior

A princípio, na cabine a Fiat conseguiu fazer o que prometeu. Ou seja, o interior da Toro lembra o de SUVs. É moderno, tem elementos rebuscados e aposta na conectividade. À primeira vista, chama a atenção o sistema multimídia com tela na vertical. Assim, a das versões de entrada têm 8,4″ e nas de topo (Ranch e Ultra), são 10,1″. De acordo com a Fiat, o objetivo é oferecer o mesmo tipo de funcionalidade dos smartphones.

Nova Fiat Toro Ultra 2022
Fiat/Divulgação

Por sua vez, o painel de instrumentos tem tela de TFT de 7″. Portanto, casa bem com o sistema multimídia. Segundo a Fiat, até com o celular do usuário. Mas vamos falar disso mais adiante.


Entre os novos itens destacam-se o carregador de smartphone por indução. Assim como as duas entradas USB, os novos porta-copos e o sistema de ar-condicionado digital de duas zonas. Alias, os ajustes podem ser feitos por meio de toques na tela digital.

Plataforma de conectividade Fiat Connect Me

Juntamente com essas soluções. chama a atenção a nova plataforma de conectividade Fiat Connect Me. A princípio, ela pode soar como um déjà vu. Pois é muito parecida com a Adventure Intelligence. Ou seja, o sistema lançado pela Jeep há cerca de duas semanas.

No entanto, a Fiat garante que não se trata da mesma tecnologia. De qualquer forma, a plataforma traz soluções vistas normalmente em carros bem mais caros. Além disso, há Wi-Fi nativo com conexão 4G da TIM. Porém, o recurso só está nas versões de topo – a partir da Volcano.


Nova Fiat Toro Volcano 2022
Fiat/Divulgação

Como parte das comodidade, o usuário pode receber informações sobre a Toro no smartphone, computador pessoal ou smartwatch. Ou mesmo pela assistente pessoal Amazon Alexa. Ou seja, dá para conferir à distância o nível de combustível no tanque, status do motor, quilometragem total, autonomia e até necessidade de manutenção, por exemplo.

Remotamente, dá para acionar luzes e buzina, ligar o motor para ativar o ar-condicionado e destravar e travar as portas. Além disso, o dispositivo pode informar a localização exata da picape e sugerir rotas para chegar até ela. Segundo a marca, o cliente pode configurar a senha que será utilizada para acessar essas funções.


Mapa indica postos quando tanque entra na reserva

Assim também, o “mapa inteligente” é outra solução bastante útil. O recurso fornece informações sobre o trânsito em tempo real. Além disso, quando “percebe” que o combustível está acabando, por exemplo, indica os postos no caminho e pergunta se o motorista quer escolher uma das paradas.

Embora seja um recurso interessante, não é exatamente uma novidade no Brasil. A atual linha Polo, lançada no fim de 2017, tem esse sistema nas versões com painel virtual.

De todo modo, para fazer atualizações não é preciso ir à concessionárias. Assim como ocorre com os smartphones, a plataforma atualiza o sistema de forma remota. Além disso, há chamada automática para serviços de emergência em caso de acidentes graves. Ou seja, se o air bag for acionado.


No mesmo sentido, há rastreamento por meio do navegador GPS. O sistema pode ser configurado para avisar sobre a violação do veículo. Assim, em caso de tentativa ou ocorrência de furto, por exemplo, o dispositivo eletrônico avisará o proprietário.

Serviço de conectividade será pago

Vale ressaltar que o dispositivo de conectividade vem de série. Contudo, o serviço será pago a partir do segundo ano de uso. Nos primeiros 12 meses a utilização é grátis. Por enquanto, a marca não revelou o preço da assinatura após o fim da gratuidade.

Caso não queira pagar, o cliente poder utilizar o pacote básico de serviços por mais 24 meses. Isso incluirá algumas funções, como por exemplo, notificações, alerta de necessidade de manutenção e dados do veículo.


Para o Wi-Fi nativo, são três planos de assinatura. O mais simples vai custar R$ 30 por mês e o mais completo, R$ 100. O usuário poderá utilizar o serviço por 30 dias sem pagar nada. Trata-se, portanto, de um período de experimentação.

Tecnologia e recursos de segurança

Além disso, a Fiat equipou a Toro 2022 com uma série de recursos de assistência ao motorista. Há, por exemplo, alerta de saída involuntária de faixa, frenagem automática de emergência, acionamento automática dos faróis e sensores de obstáculos na dianteira.

Novos preços da Toro 2022

  • Toro Endurance 1.8 E.Torq – R$ 114.590
  • Endurance 1.3 turbo flex – R$ 119.590
  • Endurance 2.0 turbo diesel – R$ 152.590
  • Freedom 1.3 turbo flex – R$ 131.890
  • Freedom 2.0 turbo diesel – R$ 164.890
  • Volcano 1.3 turbo flex – R$ 144.990
  • Volcano 2.0 turbo diesel – R$ 177.690
  • Ranch 2.0 turbo diesel – R$ 185.490
  • Ultra 2.0 turbo diesel – R$ 187.490

Quando chega?

De acordo com a Fiat, o faturamento da Toro 2022 começa a ser feito nesta quinta-feira (22). Segundo a marca, todas as concessionárias do País devem receber unidades da nova picape a partir de amanhã (23).


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.