A Volkswagen fez uma transmissão ao vivo da Argentina nesta sexta (23) para anunciar o início da produção do SUV médio Taos. O modelo já está, portanto, em montagem na fábrica de General Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires. O lançamento no Brasil é esperado para maio, com entregas a partir de junho em todo o país.
O Volkswagen Taos é o primeiro SUV produzido na Argentina, e por isso a montadora fez um investimento de US$ 650 milhões na unidade de Pacheco, que recebeu diversas melhorias na linha de produção. A estação de pintura, por exemplo, é de última geração, dizem executivos. O SUV utiliza a plataforma modular MQB de médios, como Golf e Tiguan Allspace.
Marca alemã mira líder Jeep Compass
O segmento do Taos é o mais movimentado até agora em 2021. Em março, a Toyota lançou o Corolla Cross, primeiro SUV nacional da marca japonesa. Em abril, foi a vez da Jeep anunciar o Compass 2022 com muitas novidades, incluindo novos motores, bem como a cabine renovada. Agora é a vez da Volkswagen voltar a falar do seu SUV, que está chegando.
A meta da marca alemã é clara desde o início: alcançar e superar o líder de vendas Jeep Compass. Para isso, o Taos terá poucas versões e vai concentrar seus trunfos no motor 1.4 TSI flexível com turbo, em uma lista de equipamentos sofisticada, bem como no espaço interno. O SUV terá um dos maiores porta-malas da categoria, com 498 litros de capacidade.
Durante a live, executivos da Volkswagen disseram que a montadora espera triplicar a produção e as exportações da fábrica de Pacheco com o lançamento do Taos. A despeito de a pandemia atravessar ainda sua fase mais crítica no Brasil, o Corolla Cross teve mais de 4 mil pedidos em março, apenas três semanas depois de estrear no mercado brasileiro.
Números preliminares de vendas em abril mostram o Jeep Compass liderando com folga, com quase 3,6 mil unidades emplacadas até o dia 21. Já o SUV da Toyota tem no mesmo período cerca de 1.000 unidades entregues, mas é importante lembrar que a japonesa fechou suas fábricas por cerca de duas semanas, para conter a propagação do coronavírus.
Como é o Volkswagen Taos
Em março, o Jornal do Carro visitou a fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), para ver o Taos ao vivo pela primeira vez. O utilitário estava, então, em um estúdio na série de lançamento Launching Edition, que terá detalhes e equipamentos exclusivos. No Brasil, serão somente duas versões: Comfortline e Highline.
Ambas terão o mesmo conjunto mecânico, formado pelo motor 1.4 turbo de 150 cv de potência e 25,5 mkgf de torque, e o câmbio automático de seis marchas fornecido pela japonesa Aisin. Segundo a Volkswagen, com este powertrain o Taos acelera de zero a 100 km/h em rápidos 9,3 segundos. O SUV tem tração dianteira e vai desafiar as versões flex do Compass.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-sePor ora, não é esperado que o SUV médio da Volkswagen ofereça versões a diesel, bem como tração 4×4 voltada ao off-road. Entretanto, é possível ter, no futuro, uma versão com o motor 2.0 turbo presente no Tiguan Allspace, seu irmão maior de 7 lugares. São 220 cv e 35,7 mkgf de torque. Assim, terá a tração integral, mas com proposta esportiva.
Contudo, para a estreia em maio, e por enquanto, o novo VW Taos apostará tudo no motor 1.4 TSI e no luxo a bordo. O SUV terá uma sofisticada lista de equipamentos, incluindo itens de condução semiautônoma, tais como controle de cruzeiro adaptativo, alerta de ponto cego, assistentes de frenagem automática de emergência e os faróis adaptativos IQ Light.