A Stellantis anunciou que trará os hatches elétricos Fiat 500e e Peugeot 208 e-GT para o Brasil no próximo semestre. Para tanto, o grupo automotivo firmou parceria com a Ecovagas para instalar 200 pontos de recarga de carros eletrificados.
Conforme noticiamos no Jornal do Carro, a volta do Fiat 500 virá por meio da sua variante elétrica, já flagrada por aqui. Segundo o Autos Segredos, o 500e chegará na versão de topo Icon. O hatch usa um motor elétrico de 85 kW, capaz de gerar até 118 cv e 22,4 mkgf de torque.
Desse modo, é capaz de levar o compacto a acelerar de zero a 100 km/h em 9 segundos. Mas a velocidade máxima não ultrapassa os 150 km/h.
Por sua vez, o hatch elétrico da Peugeot já foi testado pelo Jornal do Carro e, enfim, chegará ao público geral. Se a nova geração do 208 pode desapontar pelo uso do propulsor 1.6 flexível e aspirado, o elétrico importado de Trnava, na Eslováquia, deu um show no desempenho.
Alimentado por uma bateria de 50 kWh, o motor elétrico do 208 e-GT produz até 136 cv de potência máxima e entrega um torque instantâneo de 26,5 mkgf. Assim, é capaz de arrancar de zero a 100 km/h em 8,5 segundos.
Embora tenha 352 kg a mais do que o 208 1.6 Griffe, a versão elétrica dispõe de uma série de tecnologias que deixam a dirigibilidade mais eficiente, como a frenagem regenerativa.
Autonomia e carregamento
Segundo a marca do leão, o hatch garante uma autonomia de até 340 km, podendo baixar para 250 km no modo Sport. Em uma tomada convencional, são necessárias 16 horas para carregar a bateria totalmente. Já em um conector de 100 kW, leva 30 minutos para recarregar 80% da bateria.
No caso do 500e, a bateria que alimenta o conjunto é de 42 kWh. Isso é suficiente para o carro rodar até 322 km, conforme testes no padrão WLTP. Para recargar, são 4 horas e 15 minutos em uma tomada convencional. Ou 35 minutos para encher 80% da bateria em um carregador rápido.
De acordo com a Stellantis, os pontos da Ecovagas conseguirão abastecer 80% da bateria em aproximadamente 3 horas. Em um primeiro momento, 23 cidades em 10 estados receberão os postos em locais como shoppings centers, aeroportos, hospitais, arenas, prédios comerciais e instituições de ensino, cujos estacionamentos sejam administrados pela Estapar.
Tanto a Peugeot quanto a Fiat não confirmam o preço dos novos produtos. Contudo, se analisarmos o valor de seus concorrentes elétricos e a alta cambial, podemos esperá-los com preços acima dos R$ 200 mil.
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Inscreva-seStellantis só fará elétricos no Brasil com subsídio
Logo após a fusão dos grupos FCA e PSA para a formação da Stellantis, o CEO, Carlos Tavares, foi enfático quanto à eletrificação no Brasil. O executivo ponderou que a empresa só produzirá veículos elétricos na América Latina quando houver interesse e subsídio dos governos.
Além disso, reiterou que uma solução plausível para os mercados emergentes da região é o aperfeiçoamento dos motores a combustão e dos biocombustíveis. Até o final do ano, o grupo pretende dispor de 39 modelos híbridos ou elétricos em sua gama. Até 2025, o plano é de fazer uma versão eletrificada para cada novo veículo.