Futuro limpo de emissões de poluentes é a meta da Volvo. Na live global feita em abril, a fabricante sueca afirmou que venderá somente veículos elétricos a partir de 2030. E isso já começa a ser realidade no Brasil. Todos os modelos da marca comercializados aqui são eletrificados (híbridos ou elétricos). E tem novidade no portfólio: o XC40 Recharge Pure Electric.
A pré-venda do SUV de luxo teve início nesta terça-feira (18), com preço sugerido de R$ 389.950. As entregas, porém, começam em setembro. O XC40 Recharge é o primeiro modelo a usar o conjunto P8 100% elétrico. No caso, são dois motores, um no eixo dianteiro e outro no traseiro que geram 408 cv de potência e oferecem autonomia para cerca de 418 quilômetros.
A ideia é que o SUV elétrico, assim, abocanhe cerca de 15% do mix de vendas do XC40. De acordo com os executivos da Volvo, há 300 unidades destinadas à pré-venda. Atualmente, inclusive, a marca sueca já detém 40% dos emplacamentos de veículos eletrificados no País.
Por sinal, quem comprar o novato ainda no período de pré-venda receberá o Volvo Wallbox. O equipamento serve para recarga do carro na garagem de casa ou escritório. Dessa forma, minimiza a principal preocupação do brasileiro: ficar na mão no meio da rua. O assistente Google Nest também é destinado aos primeiros compradores do XC40 Recharge Pure Electric.
Características
Visualmente, o novo XC40 elétrico quase não muda em comparação às versões plug-in hybrid. Sua característica mais radical, a princípio, é a grade dianteira, toda fechada. Já do lado de dentro, o SUV traz um inédito sistema multimídia Google Built-in, que integra diversos recursos Google. A tela central tem 9 polegadas e disposição vertical, como um tablet.
Equipamentos e benefícios da Volvo
Assim como nas demais versões, o novato não abre mão da segurança — que é de praxe na Volvo. Tem, entre os recursos, Pilot Assist (mantém o carro na faixa e o direciona nas curvas), City Safety (detecta veículos, pedestres, ciclistas e animais), monitor de pontos cegos e de tráfego cruzado (Cross Traffic Alert), que monitora outros veículos na parte traseira.
O elétrico, contudo, tem garantia de três anos. “O XC40 Recharge Pure Electric inaugura uma nova fase na comercialização de nossos produtos. O cliente já adquire o carro com um pacote completo de manutenção dentro desse período, além do Volvo On Call que, mais do que um serviço de concièrge, é também um assistente em caso de acidentes”, explica André Bassetto, diretor de produto da Volvo e customer service Latam.
Planos futuros e ações em andamento
Mesmo com certa resistência do brasileiro (e do próprio Governo nesse sentido), a Volvo investe na eletrificação de modelos desde 2018, quando lançou seu primeiro híbrido no mercado nacional, o XC90 Plug-in Hybrid. Para o futuro, porém, a meta é lançar o C40 — uma espécie de XC40 com ares de cupê — em menos de um ano. Ou seja, já em 2022.
E a marca sueca tem, ainda, o XC30 na manga. Sem precisar a data de lançamento ou detalhes extras, o que se sabe por enquanto é que o modelo vem disputar o segmento de compactos. Ou seja, ficará abaixo do XC40.
Até o fim deste ano, a meta da Volvo é ultrapassar a implantação de 1.000 eletropostos gratuitos no Brasil. Hoje, são cerca de 700. Os pontos estão interligados ao Waze e ao Google Maps, e podem, assim, serem utilizados por veículos de qualquer marca e modelo.
E quem estiver curioso para testar qualquer um dos exemplares da Volvo, o programa Volvo Lovers pode ajudar. Trata-se de uma plataforma de empréstimos gratuitos de veículos da marca. Qualquer pessoa que tenha CNH válida poderá entrar no site, escolher um modelo, a data, e passar quatro dias com um híbrido. A partir de setembro — quando estiver nas ruas —, o XC40 Recharge Pure Electric também entrará no pacote.