O lançamento da segunda geração do Hyundai Creta no Brasil está cada vez mais próximo, tal como mostram os flagras enviados por um leitor ao Jornal do Carro. O SUV compacto aparece em testes finais e, apesar da vasta camuflagem, revela um pouco mais do visual dos faróis e lanternas. Há uma expectativa de o utilitário feito em Piracicaba (SP) trazer atualizações de estilo, uma vez que chegará ao mercado brasileiro três anos após estrear em países da Ásia, como a Índia.
Os cliques foram feitos pelo seguidor do Jornal do Carro no Instagram, Aécio Seemann, que encontrou algumas unidades do Creta rodando no município de Lages (SC). Sob forte camuflagem, o SUV usava uma capa preta para esconder os faróis e as lanternas, bem como outra capa na traseira que cobre toda a carroceria. Ainda sim, deixou algumas de suas peças visíveis, mesmo que parcialmente.
Conforme revela o flagra, o SUV terá os faróis e lanternas totalmente diferentes da geração atual, o que gerou uma polêmica quanto ao novo estilo. Algumas partes remetem à variante russa do Creta, que chegou ao mercado neste mês. Dessa forma, o SUV parece estar em testes finais, apenas aguardando o lançamento em solo brasileiro.
Flagra mostra detalhes
Apesar dos disfarces, podemos observar parcialmente o novo conjunto ótico frontal, que revela, portanto, parte dos faróis na altura da grade, que está escondida. Acima, há uma abertura na capa que deixa visível as luzes de rodagem diurna. E logo abaixo dos faróis há pequenos espaços na altura da placa onde ficam as luzes de neblina.
A grade do radiador, por sua vez, apresenta um formato diferente da versão indiana. Ela está mais larga e carrega linhas mais retas, assim como a versão russa, lançada no último dia 20. Em seu desenho interior, a unidade flagrada parece trazer grelhas horizontais.
Contudo, vale lembrar que esse é apenas um dos possíveis desenhos da grade. Na Rússia, por exemplo, o utilitário compacto ostenta barras horizontais que criam um efeito tridimensional.
Traseira
Ainda que a camuflagem mais pesada cubra quase toda a traseira, um pequeno detalhe denuncia que as lanternas são realmente as do Creta. Dentro da moldura, há um feixe de luz diagonal em LED abaixo de três pequenas barras de luz, semelhante ao SUV estrangeiro.
Caso adote o mesmo desenho da versão russa, o novo Creta nacional descartará a barra horizontal em LED que interliga as lanternas e divide a tampa do porta-malas. Bem como terá a traseira bastante demarcada por vincos, algo que as versões chinesa e indiana deixaram de lado, adotando originalmente um desenho mais liso e orgânico.
Visuais diferentes
O modelo sul-coreano apresenta algumas modificações visuais a depender do país onde a Hyundai o comercializa. Por exemplo, o SUV estreou na Rússia na última semana com um desenho ligeiramente mais conservador do que o apresentado na China e Índia, onde chegou em 2019.
Para o público brasileiro, a montadora deverá trazê-lo também na versão mais tradicional, ou seja, a mesma lançada na Rússia.
Motor turbo do HB20
Sob o capô, a novidade para o Creta brasileiro será a adoção do motor 1.0 turbo do HB20, que gera até 120 cv e 17,5 mkgf com etanol, e oferece injeção direta de combustível. O câmbio, por sua vez, será manual ou automático de seis marchas, tal como é no Creta atual.
Hoje, o SUV utiliza os motores 1.6 Gamma de até 130 cv e 6,5 kgfm, além do propulsor 2.0 Nu de até 166 cv e 20,5 kgfm de torque. É provável que o trem de força de 2.0 litros continue em oferta no SUV da Hyundai.
Quando chegará ao Brasil?
O novo Creta estreia no Brasil logo no início do 2º semestre, entre agosto e setembro, perpetuando a tradição dos sul-coreanos em lançar carros neste mês do ano. Alguns concessionários, contudo, anteciparam a vinda do SUV para o final de julho. Enquanto isso, outros vendedores acreditam que, no melhor dos cenários, o SUV deve chegar em setembro.
Isso se deve, de acordo com os lojistas, à redução da linha de montagem pela falta de semicondutores. A Hyundai anunciou que vai suspender o 2º turno na fábrica em Piracicaba (SP) por dez dias, entre 21 a 30 de junho. Cabe reiterar que, desde o dia 30 de maio, a marca suspendeu o terceiro turno de produção. Segundo comunicou à agência Automotive Business, a a produção só deve retomar a partir de 30 de junho.