A disputa acirrada entre Fiat Mobi e Renault Kwid continua. No entanto, em junho, o hatch compacto da montadora italiana fechou o mês como o carro zero-quilômetro mais barato do Brasil. Partindo de R$ 44 mil na versão Easy, fechou o mês passado custando R$ 390 a menos que o adversário. Seu valor, aliás, está 15,8% mais caro do que em janeiro. De acordo com estudo da Kelley Blue Book Brasil, consultoria especializada em precificação de veículos, no começo do ano o Mobi custava R$ 38 mil.
E não foi só ele que encareceu. De acordo com o levantamento, todos os dez veículos mais baratos do Brasil sofreram reajuste de preço no primeiro semestre de 2021. A média girou em torno de 11%.
A apuração levou em conta as versões de entrada tanto de automóveis quanto de comerciais leves. Cabe salientar, nesse sentido, que alguns modelos já se enquadravam como linha 2022 em janeiro (isso pode interferir no preço, de acordo com a KBB). Portanto, nestes casos, a tabela (abaixo) contém a devida sinalização.
Carro que mais encareceu também é Fiat
Como resultado, a análise aponta que o veículo com maior acréscimo de preço no primeiro semestre de 2021 foi o Fiat Argo. A variação do modelo chegou a 20,2% para versão de entrada. Em valores, foi de R$ 53.990 para R$ 64.900 — alta de R$ 10.910.
Do outro lado da moeda, quem menos encareceu entre o começo e o meio do ano foi o Volkswagen Polo. Na versão 1.0 12V, o décimo veículo mais barato do Brasil subiu apenas 3,3%. Passou de R$ 64.000 (em janeiro) para R$ 66.120 (em junho).
Carro de passeio mais vendido também está mais caro
De acordo com números da Fenabrave, associação dos concessionários do País, o Hyundai HB20 foi o modelo de passeio mais vendido no semestre, com 45,4 mil emplacamentos de janeiro para cá. E, conforme o aumento de vendas, o aumento de preços também acompanhou o hatch fabricado em Piracicaba (SP). De lá para cá, registrou elevação na ordem de 10,5%. Passou de R$ 53.290 para R$ 58.890.
E se o HB20 foi o modelo de passeio mais vendido do Brasil no primeiro semestre de 2021 — situação facilitada pela crise dos semicondutores que afetou a GM e, consequentemente, as vendas do Chevrolet Onix —, quem mais conquistou a clientela no País foi a Fiat Strada. Do começo do ano até junho, a picape liderou o ranking de automóveis e comerciais leves com 61.061 emplacamentos.
Tem picape no ranking
A Volkswagen Saveiro é o único comercial leve da lista de modelos mais baratos e suas respectivas variações de preço nos últimos seis meses. Na versão Robust, a picapinha saltou de R$ 60.200 em janeiro para R$ 63.900 em junho. Ou seja, alta de 6,1%.
E este não é o único modelo da Volkswagen a encarecer nos últimos meses. No comecinho do mês passado, a marca reajustou preços de Fox, Gol, Nivus, Saveiro, T-Cross e Voyage. Este último, que é considerado o sedã de entrada da marca, passou a custar até R$ 90 mil com opcionais. Sem contar que o Fox, que está prestes a sair de linha, já parte de R$ 62.340.
O Nivus, que ainda não tem um ano de mercado, já está R$ 11.590 mais caro (na versão Comfortline) do que quando estreou. Nesse sentido, seu preço de R$ 85.890 já pulou para R$ 97.580. No modelo topo de linha Highline o aumento é ainda maior: R$ 13.530. Foi de R$ 98.290, no lançamento, para os atuais R$ 111.820. Outro SUV da VW, o T-Cross, já superou a barreira dos R$ 100 mil. Após constantes aumentos de preço, sai por R$ 104.190 — pelo menos até agora — na versão com câmbio manual.
Confira o ranking dos dez mais baratos e suas variações de preços:
- 1) Fiat Mobi Easy: R$ 38.000* — R$ 44.000 (+15,8%)
- 2) Renault Kwid Life: R$ 40.990 — R$ 44.390 (+8,3%)
- 3) Hyundai HB20 Sense: R$ 53.290* — R$ 58.890 (+10,5%)
- 4) Volkswagen Gol 1.0: R$ 55.000 — R$ 60.260 (+9,6%)
- 5) Volkswagen Fox Connect: R$ 54.000* — R$ 62.340 (+15,4%)
- 6) VW Saveiro Robust: R$ 60.200 — R$ 63.900 (+6,1%)
- 7) Renault Sandero Life: R$ 59.000 — R$ 64.490 (+9,3%)
- 8) Fiat Argo 1.0: R$ 53.990* — R$ 64.900 (+20,2%)
- 9) Chevrolet Onix 1.0: R$ 58.600* — R$ 64.900 (+10,8%)
- 10) Volkswagen Polo 1.0: R$ 64.000* — R$ 66.120 (+3,3%)