A Ford revelou em julho os dados técnicos da Maverick, porém, com a chegada da inédita picape às concessionárias norte-americanas, foi possível ver o modelo ao lado das irmãs maiores. Recém-lançada por lá, a Maverick foi fotografada lado a lado com a Ford Ranger e a grandalhona F-150. Na imagem, publicada na página Maverick Truck Club, criada por fãs da Ford, é possível comparar visualmente as dimensões das três picapes.
Com lançamento previsto para 2022 no Brasil, a nova Ford Maverick é claramente menor e um pouco mais baixa que a média Ranger, modelo tradicional no mercado brasileiro. Ou seja, para fins de comparação, a Ranger possui 1,82 metro de altura e 3,22 metros de entre-eixos, enquanto a Maverick tem 1,74 m de altura e 3,07 m de entre-eixos.
Nos EUA, a picape mais vendida da marca do oval azul é a F-150, que domina as vendas no país há décadas. Assim, talvez a Maverick pareça pequena demais para os norte-americanos. Entretanto, a novidade da Ford pode ser um excelente negócio aos olhares dos brasileiros. Afinal, ela vai concorrer diretamente com a Fiat Toro, que tem porte parecido.
Maverick vs Toro
Tanto a Maverick quanto a Toro possuem os mesmos 1,84 metro de largura por 1,74 metro de altura. Contudo, quando comparados o comprimento e a distância entre-eixos, as medidas da picape Ford são um pouco maiores. Ela tem, portanto, 5,07 m de comprimento e 3,07 m de entre-eixos, contra 4,94 m e 2,99 m do modelo da Fiat, respectivamente.
Mas embora seja menor que a Ranger, a Maverick já nasceu eletrificada. A picape conta com sistema híbrido. O motor 2.5 Duratec a gasolina de quatro cilindros e ciclo Atkinson gera 164 cv e 21,4 kgfm de torque, e funciona conectado a um propulsor elétrico de 128 cv e 23,9 kgfm. Segundo a Ford, juntos eles entregam 193 cv de potência e autonomia de 800 km, bem como um consumo médio atraente de 17 km/l na cidade.
Já a versão mais cara e potente da Maverick vem com o motor 2.0 EcoBoost turbo de 253 cv e 38,3 kgfm.
Mais de 80 mil pedidos
Lançada em pré-venda, a Ford Maverick já registra mais de 80 mil pedidos de reserva nos EUA. Mas a meta da empresa é chegar a 110 mil unidades anuais da picape por lá, até pelo fato de a nova picape tem preços muito convidativos. No mercado norte-americano, o preço parte de US$ 20 mil, o equivalente a R$ 102 mil na conversão direta e sem taxas.
Para comparação, uma Fiat Toro parte de R$ 113.990. Porém, quando chegar, a Maverick, que virá importada do México, deverá ter preço bem acima. Isso porque a Ford deve trazer ao Brasil a versão 4×4 mais completa, mesma estratégia utilizada com o SUV Bronco Sport, que é feito ao lado da Maverick e desembarcou em abril por R$ 256.900 na versão Wildtrak.
A nova picape da Ford é feita na fábrica de Hermosillo, no México, o que facilitará seu lançamento para os brasileiros. Nesse sentido, se não houver a demanda esperada nos EUA, a Maverick certamente encontrará no Brasil clientela farta. Além da Toro, que domina as vendas, o mercado terá outras rivais, como a nova Chevrolet Montana e a Volkswagen Tarok.