Chovia forte no Principado de Mônaco. Alain Prost, de McLaren, liderava a corrida de Fórmula 1, mas um novato, estreante daquela temporada, ameaçava sua vitória com um carro da pequena equipe Toleman. Antes de chegar ao segundo lugar, o jovem piloto já havia deixado para trás outros grandes nomes, como o então bicampeão Niki Lauda. Porém, a direção de prova interrompeu a corrida antes da hora e impediu o duelo que prometia se desenrolar entre Prost e o jovem piloto.
O ano era o de 1984 e o estreante, Ayrton Senna. Foi naquela Grande Prêmio do Mônaco que o mundo viu, pela primeira vez, o brilhantismo ao volante daquele que venceria três campeonatos de Fórmula 1. Agora, o Toleman que protagonizou, junto com Senna, o espetáculo de Mônaco, poderá ser vista novamente em uma competição.
O Toleman TG 184 de Senna participará de uma disputa de modelos clássicos no Top Gear Festival, que ocorrerá nos dias 17 e 18 de maio em um autódromo em Barbados. Ele competirá contra o Lotus de 1989, pilotado à época por Sartoru Nakajima. Não foram divulgados os nomes dos pilotos que conduzirão os carros em Barbados.
O Top Gear Festival é organizado pelo programa de TV de mesmo nome, da inglesa BBC. A principal atração do evento será a presença de Lewis Hamilton, que conduzirá na pista um carro de Fórmula 1 da Mercedes. Também estarão por lá o trio de apresentadores do programa – Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May -, além do personagem Stig, o piloto de testes do Top Gear, famoso por marcar tempos, em voltas lançadas, mais baixos que o de alguns pilotos de Fórmula 1.
Há uma agência de turismo vendendo, no Brasil, pacotes VIPs para o Top Gear Festival, ao preço de US$ 2.115 (sem aéreo). Clique aqui para ver detalhes sobre a viagem, o evento e também a respeito de outros festivais de velocidade no mundo.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.