O novo Hyundai Creta estreia no fim de agosto. Mais precisamente, na semana que vem. Mas, antes disso, a marca divulga uma última aparição do SUV. E anuncia o início da produção, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (19). De acordo com o comunicado, as primeiras unidades feitas na fábrica da marca em Piracicaba (SP) serão destinadas ao lançamento e aos showrooms pelo Brasil. Atrasado pela crise dos chips, o início das vendas ao público geral está previsto para o fim deste ano.
Conforme noticiamos no Jornal do Carro, esta nova geração do Creta terá design diferente do modelo da China. Na dianteira, a grade em formato hexagonal tem múltiplos elementos cromados, e traz moldura parecida com a do modelo atual. Os faróis seguem a cartilha da Fiat Toro, Citroën C4 Cactus e outros recentes modelos. Ou seja, ficam posicionados abaixo das luzes diurnas DRL, que são mais estreitas.
Em um vídeo-teaser recente, é possível constatar que a traseira do novo Creta traz luz de freio deslocada para o defletor. A iluminação, dessa forma, é feita por LEDs, também presentes nas lanternas.
Hyundai apostará forte em conteúdo
Para quem não curtiu o visual moderno do novo Creta, cabe lembrar que a marca apostará forte no conteúdo. O concorrente de Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Nissan Kicks e cia terá, entre os itens, teto solar panorâmico com uma das maiores áreas envidraçadas do segmento. Da mesma forma, terá recursos como ar-condicionado automático digital, volante esportivo de base reta, central multimídia blueNAV com tela de 10,25 polegadas, chave presencial e freio de estacionamento eletrônico.
Tecnologia mais avançada também não ficará de lado no novo Creta. Sistema de navegação, modos de condução selecionáveis e painel de instrumentos com display colorido de 7 polegadas estão no pacote. Assim como conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
App e condução semiautônoma
Em nome da conectividade, o Hyundai Bluelink oferecerá funcionalidades exclusivas para o Creta – e vai permitir o controle do veículo remotamente por meio do smartphone.
Também inédito, o pacote de segurança Hyundai SmartSense reunirá soluções de condução semiautônoma como sistema de frenagem automática, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. Outro equipamento presente no SUV da marca sul-coreana será, por fim, o alerta de ponto cego.
E a mecânica?
Sobre o que vai debaixo do capô, assim como preços e dados técnicos, a Hyundai insiste em fazer suspense. Todavia, pode-se afirmar que há registros de versões 1.0 turbo (TGDI flex de 120 cv do HB20) e 2.0 aspirado (o mesmo de 166 cv do Creta atual). Tal como é hoje, o câmbio deve se dividir em manual ou automático de seis marchas.