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BYD Han EV: sedã elétrico rival do Tesla Model 3 chega ao Brasil
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BYD Han EV: sedã elétrico rival do Tesla Model 3 chega ao Brasil

Ainda sem preço e data de estreia definidos, sedã elétrico de luxo da BYD será lançado em duas versões de acabamento e com autonomia de 550 km

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

03 de nov, 2021 · 5 minutos de leitura.

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BYD
BYD Han EV tem sistema de assistência de direção inteligente DiPilot de última geração
Crédito:BYD/Divulgação

Que a Tesla vem fazendo sucesso mundial não é segredo para ninguém. É tanto que o Model 3 já é o elétrico mais vendido do mundo. Isso, em síntese – atrelado à necessidade de redução de emissões – despertou outras montadoras para a necessidade de fabricar e comercializar veículos elétricos. Uma dessas é a BYD, que sempre apostou no segmento, mas, agora, chega com tudo. E o pontapé inicial para essa ofensiva é o sedã Han EV, que já está em solo latino-americano.

BYD
BYD/Divulgação

O primeiro lote do BYD Han EV chegou recentemente ao Brasil, Colômbia, México, Uruguai, e outros países da América Latina. Sem data definida para chegar às revendas ou preços divulgados para o Brasil, o sedã de luxo não esconde o jeitão de Tesla, principalmente na parte da frente, com integração de grade e faróis. Por dentro, adota painéis de madeira e bancos de couro Nappa. Cores internas podem ser branca, marrom, vermelha, ou a combinação de duas cores.

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BYD
BYD/Divulgação

Medidas e outros números

Em relação às medidas, são 4,98 metros de comprimento. No mais, 1,91 m de largura, 1,50 m de altura e 2,92 m de entre-eixos.

Já em termos de aparato tecnológico, o BYD Han é o primeiro veículo da marca a ter as novas baterias Blade Battery. São 77 kWh e autonomia de até 550 km (ciclo de teste NEDC).


A motorização, por fim, tem duas opões. Na primeira, um motor elétrico de 221 cv de potência e torque de 33,6 mkgf. Até os 100 km/h, 7,9 segundos.

BYD
BYD/Divulgação

A outra versão tem dois motores (tração nas quatro rodas) com potência total de 493 cv e torque 69,3 mkgf. A aceleração entre 0 e 100 km/h é feita em apenas 3,9 segundos. Em ambos, velocidade máxima de 190 km/h. O Han tem, de acordo com a marca, sistema de assistência de direção inteligente DiPilot de última geração.


Histórico da marca no Brasil

Presente em mais de 50 países, a BYD, a princípio, abriu sua primeira fábrica no Brasil (Campinas, São Paulo) em 2015. No local, são produzidos chassis de ônibus elétricos. Já em 2017, a segunda planta do País foi construída para produção de módulos fotovoltaicos.

BYD E5
Divulgação/PMSP

Em 2020, por fim, a marca iniciou a operação de sua terceira planta fabril no País, em Manaus (AM), para a produção de baterias. Nesse meio-tempo, vale lembrar, a marca sempre voltou seus automóveis para empresas e frotistas. Nem mesmo o sedã e5 (foto acima) e a minivan e6 chegaram às mãos do consumidor comum.


Para informação, no entanto, a BYD é a responsável também pelos monotrilhos de São Paulo (Linha 17 – Ouro) e de Salvador, com o VLT do Subúrbio.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.