Um estudo realizado pela Compare The Market, site australiano de comparação de mercado, apontou que a Toyota foi a marca que mais despertou o interesse do público que foi ao Google – de tal forma que a marca japonesa liderou em 47 países.
Já a Fiat foi a marca mais buscada no Brasil em 2021, possivelmente como resultado do fato de ocupar, neste ano, o posto mais vendida do mercado nacional. Aliás, o Brasil foi um dos dois países em que a marca italiana foi a mais buscada.
O número de buscas realizadas no Google é um dos fatores mais eficazes para se entender a relevância de uma marca. Claro, existem buscas feitas apenas por diversão ou curiosidade, mas a soma total sempre aponta a tendência de consumidores com o intuito de reunir informações para fazer uma boa compra.
Pódio mundial
A Toyota liderou as buscas na Rússia, Austrália, Bolívia e outros 44 países. Foram 154 países considerados, no total. Assim, a fabricante japonesa lidera em cerca de 31% dos países.
O estudo, que é publicado desde 2018, aponta que um anúncio da Gazoo Racing foi um dos grandes impulsos nas buscas da marca. Em novembro, a divisão esportiva anunciou que irá reproduzir peças de reposição para os antigos AE86 Corolla Levin / Sprinter Trueno – a saber, dois cultuados modelos no universo do tuning.
O principal motivo, no entanto, foi os lançamentos de novos modelos, como o Corolla Cross. Outro que despertou bastante interesse foi o novo Land Cruiser (não vendido oficialmente no Brasil).
Bem abaixo da Toyota, mas com pontuação suficiente para garantir o segundo lugar do pódio, está a BMW. A marca alemã se manteve na posição como a mais pesquisada em 29 países. Na sequência, vem a Mercedes-Benz, com 23.
Dança das cadeiras
Pela primeira vez na análise, uma marca de carros elétricos apareceu no ranking. Em 2021, a Tesla foi a marca de veículos mais pesquisada em Hong Kong, Israel, Macau, Cingapura e China e certamente Elon Musk gostou do resultado.
Embora Toyota, BMW e Mercedes-Benz se mantenham, respectivamente, no topo do pódio desde 2020, houve uma verdadeira dança das cadeiras nas demais posições do ranking.
Audi e Hyundai, por exemplo, apareceram em mais buscas no Google em 2021 do que no ano anterior. A marca alemã, a princípio, mais que dobrou o número de países onde apareceu como principal busca. Passou de 5 para 11 países.
Contudo, marcas como Ford, Volvo, Nissan e Peugeot perderam fôlego de um ano para outro – cada uma caiu, pelo menos, três pontos. Por fim, a Volkswagen – tão popular no Brasil – sequer apareceu no ranking das marcas mais pesquisadas de 2021.
Confira o ranking completo:
Toyota: 47 países
BMW: 29 países
Mercedes-Benz: 23 países
Audi: 11 países
Kia: 7 países
Hyundai: 6 países
Tesla: 5 países
Renault/Ford: 4 países
Honda: 3 países
Suzuki/Fiat/Chevrolet/Volvo/Nissan/Lexus: 2 países
Peugeot/Rolls-Royce/Mazda: 1 país