Seis meses depois do Captur, o Duster passa a oferecer o novo motor TCe 1.3 turbo flexível da Renault. A novidade estreia com a linha 2023 do SUV compacto, que já está inteiramente ajustada para os novos limites de emissões do Proconve L7. Mas o motor turbo só aparece na versão topo de linha Iconic, que passa a ser referência na categoria.
Assim como o Captur, o Duster 1.3 turbo flex traz o câmbio automático do tipo CVT que simula oito marchas e tem tração dianteira. O motor gera 162 cv de potência com gasolina e 170 cv com etanol no tanque. De acordo com a Renault, o Duster turbo acelera de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos, com velocidade máxima de 190 km/h. Além disso, as retomadas de velocidade ficaram até 36% mais rápidas.
Com o novo motor, o Duster TCe tem nota A no selo do Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro. Nas medições do órgão, com gasolina, o consumo médio na estrada é de 16,1 km/l e, na cidade, é de 13,9 km/l. Já quando abastecido com etanol, faz médias de 11,7 km/l e 9,9 km/l, respectivamente. Ou seja, o Duster turbo é econômico.
Uma curiosidade é que esse motor foi feito pela Renault em parceria com a Mercedes-Benz. Por causa disso, o 1.3 turbo equipa vários modelos da marca da estrela, como o novo Classe A e o SUV de 7 lugares GLB. Entretanto, a versão flex estreou no Captur, e agora chega ao Duster com o maior torque da categoria. São 27,5 mkgf entregues a 1.600 rpm.
Preços e versões
Todas as demais versões do Duster são equipadas com o motor 1.6 SCe naturalmente aspirado. Com os ajustes para atender ao Proconve L7, seu consumo melhorou em até 3,9%. E sem redução da potência de 120 cv e do torque de 16,2 mkgf.
O Renault Duster será oferecido em cinco versões:
Zen 1.6 SCe Manual – R$ 99.990
Principais equipamentos: sistema Start&Stop (desliga o motor no trânsito), travas elétricas com fechamento automático, direção elétrica, ar-condicionado, airbags frontais, freios com ABS, controle eletrônico de estabilidade, rádio, LEDs diurnos nos faróis, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, barras no teto.
Zen 1.6 SCe CVT – R$ 108.090
Intense 1.6 SCe CVT – R$ 115.190
Principais equipamentos: adiciona rodas de liga leve de 16″, vidros elétricos com acionamento por um toque, central multimídia Easy Link com tela de 8″, sensor de obstáculos traseiro com câmera de ré, ar-condicionado automático, faróis de neblina e controlador e limitador de velocidade.
Iconic 1.6 SCe CVT – R$ 122.090
Principais equipamentos: adiciona sistema Multiview 360º com quatro câmeras, alerta de ponto cego, sensor de luminosidade, partida a distância, chave tipo cartão hands free, rodas de liga leve 17″ diamantadas.
Iconic turbo TCe 1.3 CVT – R$ 135.590
Oroch na fila e Renegade na mira
O próximo da fila a receber o motor 1.3 turbo será a Oroch – a expectativa, aliás, era que o anúncio acontecesse para os dois modelos. A picape, dessa forma, ganhará fôlego extra para tentar esquentar um pouco a disputa com a Toro, que se mantém distante no ranking de vendas. No fechamento de 2021, foram mais de 70 mil unidades da picape da Fiat contra pouco mais de 12 mil da Oroch.
Se a Oroch terá melhores chances contra da Fiat Toro, o mesmo pode se dizer do Duster na disputa contra o Jeep Renegade. Com o motor 1.3 turbo, o SUV compacto da Renault vem forte para bater o rival da marca da Stellantis. Mas essa não deverá ser uma disputa fácil. Em 2021, o Duster vendeu 22.457 unidades, enquanto o Renegade somou nada menos que 73.913 emplacamentos no mesmo período.