Você está lendo...
Fórmula 1 terá novo Safety Car da Mercedes-Benz que chega a 325 km/h
Notícias

Fórmula 1 terá novo Safety Car da Mercedes-Benz que chega a 325 km/h

AMG GT Black Series entrega 730 cv de potência e 81,7 mkgf de torque; marca alemã vai revezar presença na Fórmula 1 com inglesa Aston Martin

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

13 de mar, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Mercedes AMG GT Black Series acelera de 0 a 100 km/h em até 3,2 segundos
Crédito:Divulgação/Mercedes-Benz

Com a edição 2022 da Fórmula 1 prestes a começar, a Mercedes-Benz apresentou o mais novo safety car da temporada. Estamos falando do AMG GT Black Series, um superesportivo que alcança impressionantes 730 cv de potência. Já o carro médico será um AMG GT 63, que entrega 639 cv. Ambos vão estrear no dia 20 de março, data de início da F1 2022.

De acordo com a marca alemã, o AMG GT Black Series foi desenvolvido exclusivamente para a pista de corrida. Por isso, recebeu uma nova suspensão ajustável, carroceria mais rígida e uma engenharia mais leve, que auxilia na aerodinâmica.

No desempenho, o motor V8 4.0 biturbo gera, além dos 730 cv, um torque impressionante de 81,7 mkgf. Com esse conjunto, acelera de zero a 100 km/h em até 3,2 segundos, e vai de zero a 200 km/h em cerca de 9 s. Já a velocidade máxima é de 325 km/h.

Publicidade


Fórmula 1
Divulgação/Mercedes-Benz

Para Bernd Mayländer, piloto oficial do Safety Car desde 2000, o modelo se aproxima a um carro de corrida. ”Eu já tive a chance de testar este modelo incrível muitas vezes e estou simplesmente impressionado com o quão próximo ele está de um carro de corrida ‘puro-sangue’. Ter um local de trabalho como este em nome da segurança é um sonho tornado realidade”, disse em nota.



Como é o Safety Car?

Para ingressar na pista, a dupla da Mercedes- Benz recebeu diversos equipamentos para fazer jus ao desempenho exigido pela equipe da Fórmula 1. Assim, o Black Series ganhou uma configuração específica na suspensão. Outro componente que recebeu alterações foi a transmissão de sete marchas, que está adaptada para lidar com o torque mais robusto.


Por outro lado, a montadora manteve diversos equipamentos de fábrica como, por exemplo, os freios, que prometem um alto desempenho. Em questões de aerodinâmica, o Black Series foi adaptado para criar uma força compatível ao equilíbrio do carro. Isso por conta de detalhes como a saia dianteira, abas adicionais, um divisor dianteiro maior e a borda de corte vertical na saia traseira.

Reprodução/Mercedes-Benz

Além das modificações citadas, o Safety Car, segundo a Mercedes-Benz, agora tem a sinalização obrigatória na área superior do para-brisa. Ou seja, saiu do teto, onde interferia na aerodinâmica. Todas as sinalizações são feitas com luzes de LEDs.


No interior, o AMG GT das pistas segue a mesma proposta do modelo feito para as ruas. No entanto, por seguir as normas de segurança da FIA, incorpora uma gaiola de proteção feita de titânio e cintos de seguranças de seis pontos. Há também dois tablets e um painel de instrumentos avançados que auxiliam no acompanhamento da corrida.

Carro médico potente

o carro médico da Fórmula é o cupê de quatro portas da marca alemã, o Mercedes-AMG GT 63 S 4MATIC+. O modelo, que será ocupado por até três médicos, está estreando nas pitas e, de acordo com a montadora, tem uma resposta rápida. Isso por conta do motor V8 biturbo 4.0 que oferece uma potência máxima de 639 cv de potência.

Com esse conjunto, o cupê acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos. Mas, a aceleração máxima é um pouco menor que a do Black Series, chegando a 315 km/h.  


Fórmula 1

Mercedes vai revezar com a Aston Martin

A Mercedes-Benz fornece os veículos de segurança para Fórmula 1 desde 1996. Mas, depois de 25 anos, a Aston Martin teve o modelo Vantage como safety car no ano passado. O carro médio foi o DBX, que oferece cerca de 557 cv e 71,4 mkgf de torque.

Para 2022, esse revezamento continua. Portanto, os carros da Mercedes farão parte dos dois primeiros GPs da temporada, que vão acontecer em Bahrein e na Arábia Saudita. Porém, também vão participar de mais nove etapas. A terceira corrida, que vai acontecer na Austrália, terá participação dos modelos da Aston Martin, que também estarão presentes em mais 11 fases. O motorista, no entanto, continua sendo o mesmo.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.