A Maserati deu início a uma nova fase nesta semana com o lançamento do seu segundo SUV. Batizado como Grecale, o irmão menor do Levante (de 2016) nasce sobre a plataforma Giorgio – usada pelos Alfa Romeo Giulia e Stelvio – e chega já com versão 100% elétrica. O plano é ter todos os modelos com variantes elétricas até 2025. Por isso, o novo SUV terá a configuração Folgore, o primeiro Maserati alimentado por baterias.
Sem mencionar uma só virgula sobre motorização e autonomia, a marca italiana revelou apenas o torque máximo do SUV: incríveis 81,5 mkgf. E que a bateria terá capacidade de 105 kWh. Mas o tempo de recarga continua em segredo. Embora não haja nada de concreto sobre o sistema, rumores apontam para o uso de dois motores elétricos, um em cada eixo. Ou seja, o SUV terá tração integral, tal como o Volvo C40 Recharge.
Motorização híbrida e V6
O Maserati Grecale tem, a princípio, versões híbridas leves GT e Modena. Em síntese, ambas unem um propulsor 2.0 turbo quatro cilindros a um elétrico e geram, respectivamente, 300 cv e 330 cv – mudanças por conta de calibração. As duas, entretanto, têm os mesmos 45,8 mkgf de torque máximo e prometem entregar desempenho esportivo.
A cereja do bolo é a esportiva configuração Trofeo. O modelo topo de linha conta com um 3.0 V6. Baseado no motor do superesportivo MC20, o SUV apimentado chega aos 530 cv. De acordo com a Maserati, nesta configuração é possível chegar aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos. A velocidade máxima é de 285 km/h. Números possíveis, também, por causa do alto torque de 63,2 mkgf. O câmbio é, sempre, automático de 8 marchas. Tem sistema de tração integral.
Com 4,85 metros de comprimento (pouco mais de 10 centímetros maior que seu principal concorrente, o Porsche Macan), o Maserati Grecale promete espaço interno generoso, com 2,90 metros de entre-eixos. O SUV feito na fábrica de Cassino (Itália) tem acabamento refinado e tecnologia de ponta. Destaque para o clássico relógio da Maserati, em formato digital.
Tem, por fim, duas telas de 12,3 polegadas (quadro de instrumentos e central multimídia) e outra de 8,8″ para climatização. O SUV, a princípio, deve chegar ao Brasil em breve por meio de sua representante oficial. Entretanto, ainda não há data cravada.