A nova Kombi teve mais fotos divulgadas pela Volkswagen. Clicado em vários ângulos e cenários, o modelo batizado de ID.Buzz. Assim, as imagens são diferentes das reveladas no comecinho de março, durante a apresentação do modelo. Assim, é possível ter uma ideia mais clara sobre a novidade, que logo deverá chegar às lojas. Segundo informações da imprensa internacional, a estreia no mercado europeu deve ser entre julho e setembro de 2022.
Ainda não foi confirmada a oferta da nova Kombi no Brasil Entretanto, é bem provável que isso aconteça. Na Europa, serão oferecidas duas versões. Ou seja, furgão de carga e van de passageiros. Esta é a opção que aparece nas fotos acima e abaixo.
E há ampla palheta de cores. A nova Kombi das fotos é da cor escolhida para o lançamento. De acordo com a Volkswagen, são dez tons para a carroceria, como azul e laranja, por exemplo. Além disso, haverá quatro combinações do tipo saia e blusa. Ou seja, combinadas com branco, com na van das imagens acima. Essa solução era bastante comum no modelo que foi feito também no Brasil.
Aliás, essa não é a única conexão com a Velha Senhora. Esse é um dos apelidos do modelo antigo. Uma delas é o nome Buzz. Em 1950, quando surgiu como modelo de produção, a Kombi, diminutivo de Kombinationsfahrzeug, palavra alemã que significa algo como veículo combinado, chamava-se VW Bus. Em alguns mercados, o modelo foi rebatizado de Transporter e T1, por exemplo.
Elétrica
Apesar de ter a mesma silhueta de pão de forma de antigamente, o utilitário da Volkswagen voltará com tecnologias avançadas. É o caso do sistema de propulsão. Em vez de motor a combustão, a nova Kombi vai ser totalmente elétrica. Portanto, terá baterias de íons de lítio de 82 kWh instaladas no assoalho. De acordo com a VW, repor até 80% da energia leva 30 minutos em estações de recarga rápida. Porém, a marca ainda não revelou dados de autonomia.
Com produção na fábrica da VW em Hannover (Alemanha), a ID.Buzz tem motor elétrico com potência de 201 cv. Instalado no eixo traseiro, gera o equivalente a 31,6 mkgf de torque. Segundo a fabricante, a van chega a 145 km/h. Ou seja, é limitada eletronicamente.
Feita sobre a plataforma MEB, a Volkswagen ID.Buzz é bem parecida com o carro-conceito revelado em 2017. Assim, mantém faróis e lanternas de LEDs, por exemplo. Destaque para o grande símbolo da VW, estampado na dianteira, assim como ocorria no modelo de 1950. Porém, sua função é interromper a faixa de LEDs que liga os faróis. Ou seja, diferentemente da solução adotada na parte traseira.
Por fora e por dentro
Da mesma forma, chama a atenção o para-choque frontal. Sobretudo a parte inferior, cujo desenho lembra uma colmeia. Além disso, há portas corrediças estão dos dois lados. Isso facilitar o embarque e o desembarque dos passageiros.
Aliás, a nova Kombi pode levar cinco ocupantes, que contam com amplo espaço. Nesse sentido, colabora a longa distância entre os eixos, de 2,99 metros. A van tem 4,71 m de comprimento, 1,99 m de largura e 1,94 m de altura. Para comparação, o modelo da primeira geração tinha 2,4 m de entre-eixos. O comprimento era de 4,5 m, a largura era de 1,72 m e a altura, de 2,05 m.
Na cabine, a nova Kombi mantém detalhes nostálgicos. Por exemplo, há acabamento em dois tons que se mistura à modernidade das tecnologias eletrônicas. Além disso, bancos, tapetes e até o painel são feitos com materiais recicláveis. Da mesma forma, há telas no quadro de instrumentos e no painel, ambas de 10 polegadas. Por fim, a Kombi do século 21 tem air bags nos encostos dos bancos traseiros e no meio dos dois assentos da frente. Por fim, versões com seis e sete lugares devem chegar até 2024.