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SUV elétrico Mercedes-Benz EQS estreia com 7 lugares e muito luxo
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SUV elétrico Mercedes-Benz EQS estreia com 7 lugares e muito luxo

SUV topo de linha na gama de elétricos da Mercedes-Benz, EQS é o 1º utilitário com sete lugares movido a baterias; painel tem tela de 56"

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

19 de abr, 2022 · 6 minutos de leitura.

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Mercedes-Benz
Mercedes-Benz EQS SUV tem opções de cinco ou sete assentos, diversas combinações de cores e acabamentos e até fragrância exclusiva
Crédito:Mercedes-Benz/Divulgação

A Mercedes-Benz apresentou na manhã desta terça-feira (19) o seu modelo topo de linha da família de carros elétricos, o EQS SUV. Por meio de live, a marca alemã mostrou o utilitário por dentro e por fora, e luxo não falta. Trata-se do primeiro SUV com até sete lugares alimentado exclusivamente por baterias. Ele chega às ruas na segunda metade de 2022.

O EQS SUV tem linhas semelhantes ao irmão sedã – que estreou há um ano. E, da mesma forma, tem forte influência do protótipo Maybach Concept EQS SUV, e abusa da elegância. Por fora, tem grade dianteira fechada (como em todo carro elétrico), o capô não abre e, atrás, as lanternas se estendem de uma ponta a outra da carroceria. A iluminação é Full LEDs.

Mercedes-Benz
Mercedes-Benz/Divulgação

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No total, o SUV elétrico de luxo mede 5,13 metros de comprimento, por 1,96 m de largura e 1,72 m de altura. Já o entre-eixos tem longos 3,21 m. As rodas são de 20 polegadas.

Mercedes-Benz/Divulgação

O interior do Mercedes-Benz EQS SUV se destaca pelo painel dominado por uma tela gigante de 56 polegadas. Nela, reúnem-se quadro de instrumentos, central multimídia, bem como uma terceira tela que fica voltada ao passageiro da frente. Mas não é só. Quem vai atrás também conta com telas individuais que ficam atrás dos assentos dianteiros.


Mercedes-Benz/Divulgação

Tecnologia de ponta

Chamado de MBUX Hyperscreen, a super tela tem capacidade para reproduzir vídeos mesmo com o SUV em movimento. Mas esse verdadeiro cinema a bordo, de acordo com a Mercedes-Benz, não representa perigo à condução. Afinal, a marca da estrela afirma que o sistema é desabilitado caso o carro perceba que o motorista está olhando para a tela e não para a estrada.

Ou seja, ele utiliza uma câmara de bloqueio inteligente. Além disso, a Mercedes-Benz diz que a tela do passageiro não é visível ao motorista. No mais, como no sedã, há nova geração da assistente virtual, com evolução da inteligência artificial e conexão à internet. Desse modo, oferece atualização remota, tal como ocorre em smartphones, por exemplo.


Mercedes-Benz/Divulgação

Conjunto elétrico

O rival de modelos como Tesla Model X e BMW iX, por exemplo, virá com um pacote de baterias de 107,8 kWh que permite percorrer mais de 600 km com a carga completa. Serão duas versões de acabamento: 450+ e 580 4Matic. Esta última é a mais potente e traz dois motores elétricos com 536 cv e 64,5 mkgf de torque. Ela tem tração integral – como sugere o sobrenome.

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Mercedes-Benz/Divulgação

Já na versão “básica” (450+) tem um motor (posicionado no eixo traseiro) de 355 cv de potência e 42,7 mkgf de torque máximo. Há diversos recursos de segurança e conveniência, como o mais recente sistema de assistência ao motorista da Mercedes-Benz. Entre eles, controle de aceleração, frenagem e outros recursos. A (vasta) lista de série tem, ainda, suspensão pneumática com amortecedores adaptativos, conexão com Apple CarPlay e Android Auto, assistente de voz “Hello Mercedes”, entre outros recursos.

E o preço?

O EQS SUV, a princípio, deve entrar em produção na fábrica da Mercedes-Benz em Tuscaloosa (Estados Unidos) nos próximos meses. Por lá, chega aos showrooms no fim do ano. A produção nos EUA, por fim, faz parte dos planos da Mercedes-Benz de produzir oito novos veículos totalmente elétricos em sete locais de três diferentes continentes.

A Mercedes-Benz não divulgou os preços do SUV EQS. Mas não deve ficar tão mais barato que o irmão sedã, que não sai por menos de 100.000 euros (pouco mais de R$ 500.000, na conversão direta). Nesse sentido, por aqui, quando chegar, o SUV certamente passará de R$ 1 milhão na versão topo de linha.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.