Sob gestão do grupo Stellantis, o Peugeot 208 vem se destacando nas vendas nos últimos meses. Mas é a partir de agora que o hatch da marca do leão promete despontar. Feito em El Palomar, na Argentina, o modelo chega às lojas brasileiras em novas versões de entrada com motor 1.0 flex de três cilindros e câmbio manual de cinco marchas. Trata-se do mesmo conjunto do Fiat Argo, porém, espera-se que receba ajustes da marca francesa.
Pelo preço inicial de R$ 72.990, o Peugeot 208 Like 1.0 promete entregar relação custo/benefício agressiva na categoria dominada há anos por Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Além do motor 1.0 flex e do câmbio manual, o hatch ganha uma nova multimídia de 10,3 polegadas mais moderna. Entre os recursos, tem espelhamento sem fio com Android Auto e Apple Carplay. Para completar, o compacto traz LEDs diurnos de série.
Mais acima, o Peugeot 208 Style 1.0 virá ainda melhor equipado pelo preço de R$ 79.990. Entre os itens de fábrica, a francesa destaca os faróis com iluminação Full LEDs, ausentes nas opções 1.0 flex dos rivais diretos. Por ora, a marca do leão não informou todos os conteúdos que o seu compacto terá. Mas promete que o 208 será referência. Com as duas versões 1.0 flex, o Peugeot 208 promete aumentar de forma expressiva suas vendas.
Mais barato que o Argo
Chama a atenção o preço de lançamento do Peugeot 208 1.0 flex. O hatch compacto da marca francesa chega às lojas mais em conta que o Fiat Argo, que tem tabela inicial de R$ 73.690. Por ora, não foram divulgados os dados técnicos, mas a expectativa é de que a Peugeot apresente uma nova calibração para o motor 1.0 Firefly.
Dessa forma, a potência e o torque máximos com etanol podem superar os atuais 77 cv e 10,9 mkgf entregues no hatch da marca italiana. Quando abastecido com gasolina, o 1.0 Firefly produz 72 cv e até 10,4 mkgf. Seja como for, o Peugeot 208 de entrada chegará bem mais barato que os R$ 99.990 pedidos atualmente na versão Active com motor 1.6 flex de 120 cv e câmbio automático de seis marchas, o que vai fortalecer o modelo.
Vai ter 1.0 turbo?
Além da versão de entrada, existe a expectativa de a Peugeot disponibilizar futuramente o motor 1.0 turbo flex da Stellantis, disponível, por enquanto, apenas no SUV Fiat Pulse. Ele gera até 130 cv com etanol e um torque de 20,4 mkgf com ambos os combustíveis, e vem acoplado ao câmbio automático CVT que simula sete marchas.