Nas últimas semanas, surgiram diversas novidades da Honda previstas para o Brasil. O primeiro a chegar será a nova geração do HR-V, que teve suas primeiras fotos vazadas nas redes sociais. Agora, a marca começa a mostrar mais o ZR-V, novo SUV médio feito sobre a base da 11ª geração do Civic que vem ao Brasil em 2023.
A japonesa divulgou na Ásia as primeiras imagens do interior do ZR-V e, tal como esperado, ele terá o painel igual ao do novo Civic. No entanto, o visual apresenta linhas parecidas com as do HR-V, porém com mais tecnologias. É o caso, por exemplo, do quadro de instrumentos digital. Já a multimídia, por outro lado, é flutuante e tem 8″.
Interior refinado
Com base nas imagens, a cabine do ZR-V será requintada. Ou seja, terá acabamentos em couro no painel e nas portas, com superfícies macias ao toque. Além disso, o “SUV do Civic” contará com volante multifuncional, ar-condicionado de duas zonas com comandos digitais e novas saídas de ar que lembram o desenho de uma colmeia.
A Honda não confirmou muitos detalhes sobre os recursos de condução semiautônoma. No entanto, é certo que o utilitário terá o pacote Sensing, com sistemas como controle de cruzeiro adaptativo (ACC), assistente de manutenção de faixa, alerta de ponto cego, frenagem automática de emergência e ajuste automático dos faróis.
Bom espaço interno
As medidas também não estão confirmadas. Mas, ao que parece, o arquirrival do Toyota Corolla Cross terá bom espaço na cabine. Espera-se um entre-eixos de 2,65 metros, bem como cerca de 4,45 m de comprimento por 1,84 m de largura e 1,62 m de altura. Nas imagens, é possível ver que não há túnel central no assoalho. Ou seja, vai facilitar a acomodação de três adultos no banco traseiro. Os assentos, por sinal, poderão ser rebatidos para ampliar o espaço do porta-malas. No mais, há difusores de ar e entradas tipo USB-C para a turma de trás.
E o motor?
Além do Brasil, o ZR-V será comercializado na Europa, China e Ásia. Por aqui, o SUV deverá vir com conhecido 1.5 turbo, que ganhará versão flexível na chegada do novo HR-V. Com a conversão, deverá alcançar 178 cv ou mais de potência. Assim, ficará sob medida para concorrer com o Compass 1.3 turbo, que tem 185 cv e 27,5 mkgf de torque.
Enquanto na China o SUV virá com motores 2.0 aspirado de 158 cv e 1.5 turbo de 182 cv, na Europa será diferente. Por lá, a marca apostará no sistema híbrido e:HEV. Esse conjunto une o motor 2.0 a gasolina de quatro cilindros, capaz de gerar 145 cv e 17,8 mkgf, a um motor elétrico, uma bateria e o câmbio e-CVT, com promessa de baixo consumo.
Portanto, fica a expectativa pela “tropicalização” do sistema híbrido, que será flexível, tal como no Corolla Cross. Caso isso se confirme, o Honda ZR-V já chegará com média de consumo e níveis de emissões que serão obrigatórios a partir de 2025, quando entre em vigor o Proconve L8, próxima fase do Programa de Controle de Emissões por Veículos.