Sucesso de vendas no Brasil desde o lançamento em 2021, o Toyota Corolla Cross acaba de ganhar uma nova versão híbrida nos Estados Unidos. Entretanto, o SUV surge por lá com visual diferente do modelo que é feito em Sorocaba (SP). Por fora, tem aparência mais esportiva. E a mecânica acompanha o visual, com potência combinada de 197 cv.
As mudanças chegam com a linha 2023 do SUV. Com aprimoramentos, o sistema híbrido de quinta geração tem dois motores elétricos que trabalham em conjunto com o 2.0 a gasolina. Assim, traz as melhorias do modelo europeu. O conjunto eletrificado se destaca pelo motor elétrico traseiro de 42 cv. Dessa forma, tem tração integral.
De acordo com a Toyota, a aceleração de zero a 100 km/h leva 8,1 segundos. Já o consumo médio fica em 15,7 km/l com o derivado do petróleo. A versão com tração integral faz 12,7 km/l.
Desempenho do modelo brasileiro
Para comparação, vale lembrar que o Corolla Cross brasileiro usa motor 1.8 flexível (até 101 cv) e também dois motores elétricos (72 cv) nas versões híbridas XRV Hybrid e XRX Hybrid. Assim, o SUV tem potência combinada (elétrico + combustão) de 123 cv. Com o câmbio CVT híbrido, o Corolla Cross nacional faz até 17 km/l com gasolina na estrada.
Visual diferente no norte-americano
Na parte da frente, a princípio, o Corolla Cross tem algumas exclusividades visuais. A grade é menor e posicionada mais para baixo. O para-choque dianteiro também foi redesenhado. Outra novidade é a paleta com novas cores e opção de teto preto.
Na na parte eletrônica, o Corolla Cross tem o Toyota Safety Sense. Desse modo, tem o pacote de assistência ao motorista com reconhecimento de pedestres na frenagem automática de emergência, controle de cruzeiro adaptativo e assistente de permanência em faixa. O SUV feito no estado do Alabama (EUA) será lançado até o fim do ano.