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Mais vendidos: Strada e HB20 mantém liderança e Tracker sobe, veja o ranking
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Mais vendidos: Strada e HB20 mantém liderança e Tracker sobe, veja o ranking

No ranking de maio, Volkswagen Gol sobe para o top 5 e Chevrolet Tracker dispara na categoria de SUVs; Fiat Argo e Pulse somem do top 10

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

02 de jun, 2022 · 5 minutos de leitura.

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Chevrolet Tracker
Chevrolet Tracker
Crédito:Chevrolet/Divulgação

O meio do ano chegou e os emplacamentos de maio apresentam leve melhora, embora estejam ainda longe de representar uma recuperação do mercado. De acordo com o balanço da Fenabrave, a federação dos concessionários, foram vendidos 174.815 veículos no último mês. Ou seja, um crescimento de 28,22% sobre abril, quando 136 mil unidades foram entregues. Ao mesmo tempo, as montadoras continuam a sofrer com a falta de componentes. E, por causa disso, o último mês voltou a ter reviravoltas no ranking dos carros mais vendidos.

Vale mencionar que o top 3 da lista continua igual. Assim, não é surpresa que a Fiat Strada permaneça em primeiro lugar nas vendas gerais, e dificilmente perderá esse posto. Em segundo, o Hyundai HB20 ainda é o líder entre os automóveis, com larga vantagem em relação ao Fiat Mobi, que ficou em 3° lugar. Em seguida, temos o Chevrolet Onix, que continua na luta para se recuperar, mas ainda não conseguiu retomar a liderança do HB20.

Mas a partir do 5° lugar, as mudanças são significativas. Inclusive, quem ficou com essa posição foi o Volkswagen Gol, que, em abril, ficou na 31ª posição. O hatch veterano da marca alemã impressionou nos números, registrando 6.890 emplacamentos em maio. Um aumento expressivo se considerar as 837 unidades de abril. Com isso, a VW ainda vê uma luz nesses tempos difíceis, mas precisará de muito mais para se reerguer no ranking das marcas.

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mais vendidos ranking
Volkswagen/Divulgação

Ranking de SUVs virou

A principal novidade é a liderança dos SUVs que, dessa vez, ficou com o Chevrolet Tracker, que não emplacava bem desde o final de 2021. O modelo ocupou o 6° lugar, com cerca de 6.500 unidades. Dessa forma, ultrapassou rivais como o Hyundai Creta, presente no “top 10”, e o Volkswagen T-Cross, que ficou no “top 5” nos meses anteriores.  

Quem levou um tombo em maio foi o Fiat Pulse. Em apenas um mês, o modelo feito em Betim (MG) despencou do topo dos SUVs (foi 5° lugar em abril) para a 13° posição, com 4.950 unidades. Por outro lado, a dupla Compass e Renegade, da Jeep, continua na mesma. Contudo, com o Renegade fora do pelotão da frente dos SUVs.


Hyundai Creta Ultimate
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Confira os 15 carros mais vendidos de maio

  • 1°) Fiat Strada – 11.532
  • 2°) Hyundai HB20 – 9.634
  • 3°) Fiat Mobi – 7.493
  • 4°) Chevrolet Onix – 6.982
  • 5°) Volkswagen Gol – 6.890
  • 6°) Chevrolet Tracker – 6.564
  • 7°) Hyundai Creta – 6.411
  • 8°) Volkswagen T-Cross – 6.406
  • 9°) Jeep Compass – 5.924
  • 10°) Chevrolet Onix Plus – 5.647
  • 11°) Jeep Renegade – 5.489
  • 12°) Fiat Toro – 5.287
  • 13°) Fiat Pulse – 4.950
  • 14°) Nissan Kicks – 4.892
  • 15°) Toyota Corolla – 4.169

VW começa a se recuperar

O ranking das marcas também tem mudanças. Embora a Fiat e a GM continuem a dominar o topo, a Volkswagen apresentou leve recuperação em relação a abril, quando ficou em 6° lugar. Em maio, a alemã voltou para a 3° posição, com 24.293 emplacamentos. Contudo, ficou por pouco à frente da Hyundai e da Toyota, 4ª e 5ª colocadas. Seja como for, a VW ainda sofre com a crise dos semicondutores e espera pelos próximos lançamentos.  


Fiat Strada ranking
Fiat/Divulgação

Ranking: as marcas em maio

  • 1°) Fiat – 38.943
  • 2°) GM – 25.360
  • 3°) Volkswagen – 24.293
  • 4°) Hyundai – 19.274
  • 5°) Toyota – 17.365
  • 6°) Jeep – 12.825
  • 7°) Renault – 7.282
  • 8°) Nissan – 6.182
  • 9°) Peugeot – 4.452
  • 10°) Honda – 4.244

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.