Após 36 anos em produção e muitos fãs e clientes ao redor do mundo, o BMW M3 tem uma novidade para os entusiastas mais puristas. O esportivo, que sempre foi vendido exclusivamente na carroceria sedã, ganhou a opção Touring pela primeira vez. O modelo foi revelado no Festival de Velocidade de Goodwood 2022, ao lado do – também novo – M4 CLS. Dessa forma, o M3 faz sua grande estreia na versão station wagon.
De acordo com a BMW, a perua do M3 estará disponível apenas em uma versão, a Competition, que recebe a mesma mecânica do sedã. Ou seja, vem com o motor 3.0 turbo de seis cilindros em linha, que gera 510 cv de potência e 66,3 mkgf de torque máximo. O câmbio é automático de oito marchas. Com esse conjunto, o inédito M3 Touring atinge velocidade máxima de 250 km/h. Entretanto, o modelo pode alcançar 280 km/h com o pacote M Driver opcional. Já a aceleração de zero a 100 km/h é feita em rápidos 3,6 segundos. A tração é integral.
Cresceu de tamanho
Para transformar o sedã em perua, o M3 passou por alterações importantes. A carroceria, por exemplo, ficou 7,6 centímetros mais larga. Ou seja, agora tem 1,90 m de largura. Com um espaço generoso, a perua ainda possui 4,8 m de comprimento e 2,86 m de entre-eixos, que aumentaram significativamente o espaço traseiro. Além disso, vale citar o porta-malas generoso que, com os bancos rebatidos, pode chegar aos 1.510 litros.
Para comportar as novas medidas, a BMW trabalhou em reforços para o M3 Touring. Assim, o modelo conta com novas estruturas na parte inferior. Com isso, pesa 85 kg a mais que o sedã, com 1.865 kg. No entanto, segundo a marca alemã, a perua M3 tem novos amortecedores para sustentar o ganho de peso, bem como a suspensão adaptativa. Além disso, há opcionais que podem reduzir esse número, como algumas peças feitas de fibra de carbono e os discos de freios de carbono-cerâmica, que são mais leves e também mais eficientes.
Visual renovado
No design, a BMW trouxe algumas mudanças pontuais, com linhas mais robustas e alargadas. Na dianteira, claro, o foco vai para a enorme grade com barras verticais. Enquanto isso, as rodas são de liga leve de 19 polegadas na frente, e de 20 polegadas atrás. Contudo, o destaque é a traseira inédita, que traz um spoiler e tem para-choques esportivo com um difusor e quatro saídas de escape.
Seguindo para a cabine, o M3 Touring é bem parecido com o sedã. Porém, conta com novos adendos da divisão M. Exemplo disso são os bancos esportivos, bem como o revestimento de couro com quatro opções de cores. No painel, traz a tela curva com a central multimídia de 14,9″ e um quadro de instrumentos de 12,3″. De acordo com a BMW, o teto vem na cor preta de fábrica. Mas, é possível escolher a pintura com uma cor só como opcional.
Foco é a Europa
O BMW M3 Touring vai estrear em dezembro na Europa, seu principal mercado. Afinal, diferente do Brasil, as peruas ainda fazem sucesso por lá. No entanto, a montadora já deixou claro que pretende expandir as vendas para países como Austrália e Japão. Então, por enquanto, o mercado brasileiro está fora dos planos. Rival direta da Audi RS4 Avant, a perua da BMW terá preços a partir de 97.800 euros – cerca de R$ 530 mil na cotação atual.