A Honda apresentou oficialmente a nova geração do HR-V. No entanto, a marca ainda não revelou os preços do SUV, que serão anunciados no dia 2 de agosto, data de início da pré-venda. Ele vem disputar espaço com Hyundai Creta, Jeep Renegade e VW T-Cross, principalmente. Por isso, o HR-V 2023 recebeu alterações importantes tanto nos equipamentos quanto na mecânica. E, com base nisso, já temos apostas de valores, que devem partir de R$ 135 mil.
Disponível em quatro versões, a terceira geração do HR-V possui duas opções de motor e o câmbio automático do tipo CVT que simula sete marchas. Nas versões de entrada EX e EXL, o SUV terá o 1.5 flex de quatro cilindros e injeção direta de combustível, que estrou em 2021 na nova linha do City. Ele entrega 126 cv de potência e torques máximos de 15,8 mkgf (E) e 15,5 mkgf (G). Já as versões mais caras, Advance e Touring, virão com o 1.5 turbo flex.
Por ora, a marca japonesa ainda não detalhou o novo motor turbo. Isso porque as versões Advance e Touring só chegarão às lojas em outubro. Mas uma coisa é certa: essa troca veio em função dos novos limites de emissões do Proconve L7. Embora menos potente, será um dos SUVs mais econômicos pelo Inmetro. Com motor 1.5 flex e câmbio CVT, faz 8,8 km/l na cidade e 9,8 km/l na estrada com etanol. Com gasolina, são 12,7 km/l e 13,9 km/l, na ordem.
O que tem de novo?
Para tornar o SUV competitivo no mercado atual, a montadora trouxe a terceira geração recheada de equipamentos novos. Desde as versões de entrada, o HR-V conta com faróis Full LEDs, bem como o pacote Sensing, que reúne os sistemas de condução semiautônoma. Portanto, ele traz recursos como frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) e controle de descida em rampas (HDC).
Com base nas adições, é esperado que o novo SUV custe acima da linha City. Como dissemos, inicialmente, as apostas circulam na faixa dos R$ 135 mil para a versão EX de entrada. Enquanto isso, a intermediária EXL pode ficar por volta dos R$ 145 mil. Já as versões equipadas com o motor 1.5 turbo devem subir ainda mais na tabela, e chegar na faixa dos SUVs médios, como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. Dessa forma, é possível que o modelo alcance R$ 180 mil.
Recentemente, houve um suposto “vazamento” da tabela de preços do novo HR-V por uma concessionária. Nela, os preços partiriam de R$ 150 mil e chegariam a R$ 190 mil na versão Touring. No entanto, a Honda não confirma os valores divulgados.
Confira os equipamentos de cada versão:
EX (1.5 flex): além dos faróis Full LED (com farol alto com ajuste automático), a versão de entrada também vai contar com rodas de alumínio de 17 polegadas, câmeras de ré, botão de partida e o pacote Honda Sensing que traz frangem automática de emergência, controle de descida em rampa, alerta de saída de faixa com correção no volante e ACC – que passa a ter função ”Stop and Go”. Além disso, há uma central multimídia de 8 polegadas com conexão para Android Auto e Apple CarPlay sem fio, seis portas USB no total, airbags laterais e bancos de tecido. No caso das versões aspiradas, a grade dianteira possui linhas horizontais e um desenho de colmeia na parte inferior.
EXL (1.5 flex): adiciona faróis de neblina em LED, bancos e volante revestidos em couro, paddle-shifts, aletas para mudança de marcha, apoio de braço central na fileira traseira, Smart Entry (chave presencial), retrovisor eletrocrômico e sensor de estacionamento traseiro.
Advance (1.5 turbo): além do motor 1.5 turbo, adiciona o pacote My Honda Connect (estreando os serviços conectados da marca no Brasil), carregador de celular por indução, quadro de instrumentos TFT de alta resolução com tela de 7 polegadas, ar-condicionado digital automático com duas zonas, ponteira dupla de escapamento, sensor de chuva e de estacionamento dianteiro, ponteira dupla de escapamento e câmera no retrovisor direito. Nessa, há também todos os modos de direção, sendo eles: ECON, Normal e Sport. Além disso, a grade possui acabamento em black piano com formato de losangos.
Touring (1.5 turbo): adiciona partida remota do motor, abertura elétrica do porta-malas, banco do motorista com ajuste elétrico, rodas com desenho exclusivo para a versão, molduras externas em preto e lanternas escurecidas.
Redução do porta-malas
Um dos pontos críticos do Honda HR-V 2023 é o porta-malas. Isso porque houve uma redução de 83 litros em relação ao modelo anterior. Dessa forma, a nova geração conta com 354 litros de volume. A Honda alega que, apesar dessa redução expressiva, o novo HR-V continua a cumprir o padrão de antes e acomoda três malas grandes, por exemplo.
Outra notícia ruim para quem curte teto solar: o novo HR-V não terá a opção nem nas versões mais caras. Segundo a Honda, o SUV tem teto de vidro (sem abertura) em outros mercados, porém isso aumentaria o custo do projeto – bem como envolve questões de segurança. Por isso, está descartado para o Brasil. Em compensação, há equipamentos de SUVs médios, como ajuste elétrico do banco do motorista e abertura elétrica da tampa do porta-malas.