Prestes a completar 10 anos no mercado brasileiro, o Hyundai HB20 está de cara nova pela quarta vez. O hatchback compacto chega às lojas com visual externo completamente renovado e várias novidades entre os conteúdos de segurança e conectividade. Um destaque é a oferta de seis airbags como padrão na linha. Ou seja, agora tem bolsas infláveis do tipo cortina, que cobrem as janelas das portas traseiras, protegendo os passageiros que viajam atrás.
Outro item importante é o sistema ADAS de segurança semiautônoma, que traz novos recursos, como monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado, assistente de permanência em faixa com correção da direção e até um alerta de saída segura, que avisa sobre a aproximação de outros veículos ao desembarcar. O novo HB20 também alinha as nomenclaturas das versões com o SUV Creta. São sete opções na gama do hatch feito em Piracicaba, três com motor 1.0 flex aspirado, quatro com motor 1.0 turbo de injeção direta.
Veja os preços do novo Hyundai HB20
- Sense 1.0 flex MT5 – R$ 76.690
- Comfort 1.0 flex MT5 – R$ 79.990
- Limited 1.0 flex MT5 – R$ 85.490
- Comfort 1.0 turbo flex MT6 – R$ 93.790
- Comfort 1.0 turbo flex AT6 – R$ 99.390
- Platinum 1.0 turbo flex AT6 – R$ 105.390
- Platinum Plus 1.0 turbo flex AT6 – R$ 114.390
Inspiração no i20 e no Tucson
O visual é o ponto de maior mudança no HB20 2023. A inspiração veio do hatch i20 à venda na Europa e da nova geração do SUV Tucson, que ainda não chegou ao Brasil. Com a atualização, a dianteira ficou com estilo mais equilibrado e ganhou luzes de LEDs de uso diurno, que contornam a parte de cima dos faróis redesenhados. Esse arranjo, entretanto, será exclusivo da versão topo de linha Platinum Plus – as demais versões têm faróis comuns.
Mas é a traseira que apresenta a mudança mais profunda, como as lanternas que parecem um colchete deitado. Elas são ligadas por uma barra que percorre toda a largura da tampa traseira, logo abaixo do vigia – que não mudou. Assim como na dianteira, o para-choques traseiro foi todo redesenhado. Com isso, o hatch feito em Piracicaba (SP) está 75 milímetros mais comprido. Contudo, a distância entre os eixos permanece com 2,53 metros.
Interior muda menos, mas tem novidades
Na cabine, as mudanças de estilo são mais discretas. Há novo quadro de instrumentos que parece uma tela, mas, na prática, tem gráficos fixos – só o visor TFT central de 4,2″ é customizável. Já a multimídia com tela de 8″ passa a oferecer espelhamento sem fio com celulares por meio das plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Além disso, o hatch agora tem até três entradas USB na cabine, sendo duas do tipo USB-C, de carregamento mais rápido.
Outro item inédito é o carregador de celular por indução. Ele fica em uma bandeja meio escondida logo abaixo dos comandos do ar-condicionado, que agora é automático digital nas versões mais caras. Na segurança, além dos seis airbags de série, o pacote de condução semiautônoma tem frenagem automática que passa a reconhecer ciclistas.
Serviços conectados gratuitos por 3 anos
Com a atualização, a Hyundai anuncia que o pacote BlueLink de conectividade passa a ter gratuidade de três anos – eram seis meses apenas. O benefício também é retroativo para os clientes que compraram o HB20 anterior com a tecnologia. O sistema permite que o usuário acesse dados do veículo em tempo real, bem como dê comandos à distância a partir de aplicativo no smartphone. É possível, por exemplo, dar a partida no motor e ligar o ar-condicionado.
Mecânica sem mudanças
Os motores 1.0 flexíveis não mudam nesta reestilização. Com etanol, o 1.0 flex aspirado gera até 80 cv e o turbo, até 120 cv de potência. Os torques são de 10,2 mkgf e 17,5 mkgf, respectivamente. Da mesma forma, os câmbios foram mantidos. No caso do manual, há versões com cinco e seis velocidades. O automático tem seis marchas.
A reestilização chega no melhor momento do HB20. Em 2021, o hatch da Hyundai foi o veículo de passeio mais emplacado do País. Assim, ficou atrás só da Fiat Strada, que é uma picape.
Sedã HB20S também muda
Como elemento surpresa, a marca revelou o novo HB20S reestilizado. A versão sedã exibe as atualizações feitas no hatch, porém, com elementos próprios, como as lanternas de LEDs que acendem de ponta a ponta da traseira – no HB20, a iluminação é só nas extremidades. A dianteira é idêntica. Por dentro, o HB20S terá opção de interior na cor cinza claro, assim como nas versões anteriores. O modelo também ganha os novos equipamentos.
Nas vendas, o HB20S lidera os sedãs compactos, com quase 13 mil unidades emplacadas de janeiro a maio. O vice-líder, Fiat Cronos, soma pouco mais de 10 mil vendas no período.