As vendas de automóveis e comerciais leves registraram uma queda expressiva de 15,4% no primeiro semestre de 2022. O resultado se deve, sobretudo, às paralisações nas fábricas de veículos no País por causa da escassez de semicondutores e outros componentes, o que reduziu o estoque de unidades zero km nas concessionárias. Além da falta de produtos, o Brasil enfrenta mais a elevada inflação que fez os preços dos veículos novos dispararem.
Essa retração nas vendas da indústria automobilística ainda não tem previsão de terminar. Pelo menos por enquanto. Inclusive, a Fenabrave já baixou a expectativa de 4,4% de alta nos emplacamentos até dezembro. A associação que reúne os concessionários no País acredita que o resultado deste ano será semelhante ao de 2021.
“Se mantivermos a média diária de junho (8.270/dia) até o final deste ano, teremos um desempenho muito próximo ao do ano passado. Afinal, o 2º semestre costuma ser melhor que o 1º, historicamente”, resume Andreta Jr., presidente da Fenabrave.
O ranking do 1º semestre
Mas vamos aos modelos mais vendidos do semestre. O Jornal do Carro lista abaixo os 20 carros mais emplacados entre janeiro e junho, com base no balanço da Fenabrave. Veja:
- 1°) Fiat Strada – 51.046
- 2°) Hyundai HB20 – 42.834
- 3°) Chevrolet Onix – 33.850
- 4°) Volkswagen T-Cross – 32.871
- 5°) Fiat Mobi – 31.453
- 6°) Jeep Compass – 31.029
- 7°) Hyundai Creta – 29.255
- 8°) Chevrolet Tracker – 26.966
- 9°) Chevrolet Onix Plus – 26.941
- 10°) Fiat Toro – 25.863
- 11°) Jeep Renegade – 24.880
- 12°) Fiat Pulse – 24.035
- 13°) Volkswagen Gol – 23.607
- 14°) Renault Kwid – 23.049
- 15°) Toyota Corolla Cross – 22.267
- 16°) Fiat Argo – 22.168
- 17°) Toyota Hilux – 21.546
- 18°) Toyota Corolla – 20.836
- 19°) Nissan Kicks – 17.087
- 20°) Volkswagen Nivus – 16.674
Mudanças de posições
Na comparação com o 1º semestre de 2021, o ranking dos carros mais vendidos mudou bastante. Apesar de o topo se manter com a dupla Fiat Strada e Hyundai HB20, que acaba de receber facelift, ambos venderam menos em 2022. A picape, por exemplo, caiu de 61.064 vendas para 51.046 entre janeiro e junho – diferença superior a 10.000 exemplares.
Já na base do pódio, o Chevrolet Onix – após retomar a produção – desbancou o Fiat Argo. O hatch da marca italiana, dessa forma, despencou no ranking, caindo da 3ª (2021) para 16ª posição (2022). Entre os SUVs, o Renegade também desceu a ladeira. Assim, o líder da categoria na primeira metade do ano é o T-Cross. Enquanto o Jeep caiu de 5º para 11º, o Volkswagen subiu de 12º para 4º colocado na comparação entre 2021 e 2022.
Por falar em SUV, a princípio, a reestilização fez bem ao Hyundai Creta. O modelo foi do 9º para o 7º lugar. Já o Honda HR-V, que saiu de linha no início deste ano, ficou de fora da lista, bem como o Fiat Uno, que fechava o ranking dos “top 20” até o ano passado. No lugar, entraram Fiat Pulse (12º) e Toyota Corolla Cross (15º). O novo HR-V chega em agosto.