A Ford lançou, no México, o novo Territory. Posicionado abaixo do Bronco Sport, o SUV tem preços a partir de 589 mil pesos, o equivalente a quase R$ 155 mil, na conversão direta. Mas apesar de manter o nome Territory, o novo modelo não tem nada a ver com o que é vendido atualmente no Brasil. Afinal, trata-se do Equator Sport, irmão menor do Equator, fruto da parceria entre a chinesa Jiangling Motors (JMC) e a marca do oval azul.
A missão do SUV, à venda na China em três versões de acabamento (Ambiente, Trend e Titanium), é disputar o segmento de SUVs médios, que no Brasil tem como líderes o Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross, ambos com produção nacional. Assim, mantém a estratégia adotada quando o atual Territory chegou, em 2020. Entretanto, desta vez, a Ford apostará em um SUV mais imponente com o novo visual dos carros da marca.
Na estética, o SUV abandona o estilo mais tradicional da primeira geração (vídeo acima) e adota uma cara mais moderna. Na frente, conjunto óptico é totalmente iluminado por LEDs. Mas o destaque é sua disposição. Segue a moda das luzes de direção secundárias acima da grade dianteira (com efeito tridimensional) e os faróis posicionados mais abaixo.
Nas laterais, o Territory tem rodas de 19 polegadas. A parte de trás, por fim, traz lanternas estreitas, em formato horizontal e também iluminadas por LEDs, e um grande difusor. O nome “Territory” vem ao centro da tampa do porta-malas (448 litros), em letras garrafais.
Porte
Em relação às medidas, o novo Territory tem 4,63 metros. Ou seja, 4 centímetros a mais que o modelo atual. No mais, tem 1,93 m de largura, 1,71 m de altura e 2,72 m de entre-eixos. Assim, ligeira vantagem sobre Jeep Compass e VW Taos, com 2,62 m e 2,68 m, respectivamente.
Do lado de dentro, além de mais espaço, a Ford entrega conteúdo. Assim como no novo Mustang, tem tela sobre o painel que reúne quadro de instrumentos e central multimídia. Cada uma com 12″. Ademais, tem espelhamento Android Auto e Apple CarPlay, bancos revestidos com couro, ar-condicionado automático, teto solar panorâmico e o aplicativo Ford Pass, que permite controle do carro pelo smartphone. Tem, por fim, ACC e frenagem de emergência.
Mecânica ainda tradicional
Por último, mas não menos importante, temos o conjunto mecânico. Ao contrário do modelo chinês, com motor 1.5 EcoBoost de 170 cv, o mexicano adota o 1.8 EcoBoost. Este propulsor turbo movido a gasolina tem potência de 190 cv e torque máximo de 32,5 mkgf. Já o câmbio permanece automatizado com dupla embreagem e 7 marchas, com tração dianteira. Embora a marca não tenha confirmado, o novo Territory não deve demorar a chegar ao Brasil.