Após ser flagrado na Romênia em maio deste ano, o novo SUV compacto da Renault apareceu rodando em testes no Brasil. Mas, dessa vez, sem camuflagem. O utilitário virá para substituir o atual Stepway, versão aventureira do Sandero. Afinal, a nova geração do hatch, assim como a do sedã Logan, estão descartadas para o mercado nacional por enquanto. De acordo com as informações, a previsão é de que o novo modelo seja lançado oficialmente em meados de 2023.
Nas imagens, feitas em Curitiba por Felipe Suonski e publicadas pelo perfil @gessnermotors, é possível ver a traseira completa do SUV. E, ao contrário do que se esperava, ele não seguirá o mesmo estilo do Dacia Sandero. Dessa forma, o utilitário será levemente diferente das projeções do site Kolesa (abaixo), publicadas anteriormente pelo Jornal do Carro. Nelas, o compacto aparecia com lanternas invadindo a tampa do porta-malas. Já a nova foto mostra as lanternas menores.
Seja como for, a fabricante vai preservar algumas características do Stepway europeu. Esse é o caso, por exemplo, do rack de teto e da dianteira. Segundo os flagras feitos na Romênia, o modelo contará com um novo conjunto ótico, com os faróis abaixo das luzes DRL. A grade, por sua vez, também muda. Desde os contornos, até o formato.
Menor que o Duster
O mais interessante é que este novo SUV será feito na plataforma modular CMF-B, usada pelos carros da marca francesa globalmente. Ou seja, a base poderá ter outros modelos e permite a eletrificação, o que pavimentará o caminho da Renault para lançar híbridos flex no futuro. Com isso, o compacto será um dos cinco modelos que utilizarão essa arquitetura. Entre eles há, por exemplo, a nova picape Oroch e o Bigster, futuro SUV que chegará até 2025 e vem já eletrificado para substituir o Captur.
O SUV compacto será menor que o Duster e terá motor 1.0 turbo flex para concorrer diretamente com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Por ora, não há especificações técnicas. Mas, a princípio, acredita-se que o motor deva render 120 cv de potência. Afinal, na Europa, o 1.0 turbo da montadora entrega 100 cv e 16,3 mkgf de torque. Contudo, no Brasil, a tecnologia flex vai elevar os números por conta do uso de etanol. O câmbio, por sua vez, será automático do tipo CVT. O foco, de acordo com a fabricante, será a economia de combustível.
Vale lembrar que o utilitário faz parte do investimento de R$ 2 bilhões que a montadora fez na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Esse aporte vem após o ciclo de R$ 1,1 bi, que resultou nos lançamentos dos elétricos Zoe E-Tech e Kwid E-Tech, do motor 1.3 TCe turbo flex e das renovações de Kwid, Captur, Duster e da picape Oroch. Com o novo ciclo, além do SUV compacto, a marca francesa vai lançar o seu motor 1.0 turbo flex.