Há alguns meses, a Nissan confirmou o lançamento do novo Sentra no Brasil, mas sem confirmar a data da estreia. Na ocasião, a japonesa afirmou que o concorrente de Toyota Corolla e Chevrolet Cruze chegará ao País no primeiro semestre de 2023. Pois o sedã médio voltará em breve ao mercado nacional após um hiato de dois anos. O modelo virá novamente importado do México, onde tem produção em Aguascalientes. A pré-venda terá início em 15 de janeiro.
A informação foi publicada pelo site Motor1, que recebeu material de um leitor. Aparentemente, documentos de concessionários que revelam diversos detalhes sobre o lançamento do sedã. Ao Jornal do Carro, algumas revendas consultadas confirmaram a informação. “Temos informações de que o novo Sentra chegará em meados de janeiro de 2023”, detalhou, então, o representante de um dos estabelecimentos procurados pela redação do JC.
Versões
Conforme o material obtido pelo Motor1, a Nissan vai lançar o novo Sentra em três versões de acabamento. São elas: Sense, Advance e Exclusive, com preços de R$ 143.490, R$ 153.590 e R$ 179.890, respectivamente. Os valores são bastante parecidos com os do novo Honda HR-V. O SUV compacto da marca rival – conforme a tabela de dezembro disponibilizada pela marca – tem preços de R$ 143.900 (EX 1.5 flex) a R$ 184.500 (Touring 1.5 turbo).
Pré-venda na versão de topo
Uma concessionária da Nissan procurada pelo Jornal do Carro afirma que não há informações oficiais a respeito do novo Sentra. De acordo com o representante, que não vamos identificar, “o que sei de informações não oficiais é que o carro será vendido na categoria topo de linha, de início”. Ou seja, os mais caros devem chegar primeiro ao País.
Isso confirma as informações publicadas pelo Motor1. Afinal, a publicação apurou que a pré-venda começa com as versões Advance e Exclusive. “Os documentos mostram que a Nissan teria separado cerca de 650 unidades do Sentra mais caro e aproximadamente 450 da variante Advance para faturamento antecipado”, conta a reportagem.
O que diz a Nissan?
Para ouvir o outro lado da história, entramos em contato com a Nissan do Brasil. A fabricante informou, em nota, que “a Nissan não comenta sobre lançamentos futuros”. Dessa forma, a única informação oficial passada pela fabricante à rede é que a chegada do carro é certa.
Conteúdo
A princípio, os materiais enviados detalham o novo Sentra por completo. Já chamado de 2024, o sedã virá repleto de conteúdos desde a configuração de entrada. A lista tem ar-condicionado, rodas de liga leve com 16″, assistente de partida em rampas, LEDs de iluminação diurna, banco do motorista com ajuste de altura, computador de bordo com tela TFT de 7″ e central multimídia com tela de 8″ e conexão com Android Auto e Apple CarPlay. Ademais, terá câmera de ré, sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, seis airbags e controle de cruzeiro.
Na configuração intermediária Advance, acrescenta-se itens como rodas de 17″, comando automático para o ar-condicionado (de duas zonas), revestimento de couro nos bancos e no volante, ajuste elétrico para o assento do motorista e frenagem automática de emergência com alerta de colisão. Por fim, a opção topo da linha Exclusive adiciona retrovisores externos com aquecimento e rebatimento, controle de cruzeiro adaptativo, navegador por GPS e teto solar. A lista têm ainda câmera 360°, monitor de ponto cego, alerta de tráfego cruzado traseiro e assistente de permanência em faixa.
Motorização
Tal como antecipamos no Jornal do Carro, o Sentra terá a mesma opção mecânica disponível no México. Ou seja, o sedã médio terá o motor 2.0 16V a gasolina com 20 mkgf de torque máximo, o câmbio automático CVT e a tração dianteira. Entretanto, para cumprir as leis de emissões, a potência baixará de 147 cv para 140 cv.