Você está lendo...
Novo hatch compacto da Chevrolet estreia com detalhe que lembra o Agile
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Novo hatch compacto da Chevrolet estreia com detalhe que lembra o Agile

Nova geração do Chevrolet Aveo é feito em parceria com a chinesa SAIC; vendas começam no início de 2023, mas vinda ao Brasil é improvável

João Del Arco, Especial para o Jornal do Carro

17 de dez, 2022 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

Chevrolet Aveo
Novo hatch de entrada substituirá o Chevrolet Joy
Crédito:Chevrolet/divulgação

Há alguns dias, publicamos no Jornal do Carro que a Chevrolet preparava o lançamento de um novo hatch de entrada no México. Na ocasião, havia apenas um teaser com o carro camuflado e sem nome. O que sabíamos é que o modelo seria o mais barato da Chevrolet no país e gêmeo de outro modelo, o chinês SAIC/Wuling 310C. Pois a General Motors enfim anunciou o novo Aveo, mesmo batismo do antigo modelo de entrada da marca no país.

Chevrolet Aveo
Chevrolet/divulgação

O novo Aveo, portanto, continua como o carro mais barato da Chevrolet oferecido no México. Na geração que se despede, tinha preço na faixa dos R$ 70 mil, enquanto o Onix começa em R$ 80 mil e está disponível apenas na versão sedã (valores na conversão direta). Por enquanto, o novo Aveo só estará disponível na versão hatch, com produção feita na China. Uma versão sedã está prevista, mas sem data de estreia definida. 

Publicidade




Novo Aveo com detalhe de Agile?

Embora não tenha divulgado muitas informações, a Chevrolet antecipou alguns itens de série do hatch na versão LT. O destaque fica com a oferta de seis airbags, além de sensores de obstáculos traseiros e até freios a disco nas quatro rodas. Por enquanto, as imagens divulgadas mostram apenas o novo Aveo por fora. Assim, detalhes do interior permanecem desconhecidos.

Chevrolet/divulgação

Aliás, o novo Aveo não esconde a ascendência chinesa no visual. Chama atenção o balanço dianteiro pronunciado, característica comum a outros modelos feitos no país asiático. A dianteira exibe faróis com canhão projetor e luzes diurnas de LEDs. O formato retangular, contudo, tem aspecto mais simples que os do Onix, por exemplo. Nas laterais, um vinco bem marcado percorre toda linha de cintura, mas sem grandes ousadias. 


No entanto, a coluna C reserva um recurso visto por aqui no antigo Agile. Trata-se de um aplique plástico que conecta os vidros laterais ao vigia, e cria a sensação de teto flutuante. A bem da verdade, o recurso ficou mais interessante no Aveo que no hatch vendido no Brasil entre 2009 e 2014. Na traseira, o novo compacto exibe linhas horizontais, com lanternas que invadem a tampa do porta-malas, semelhantes aos do Honda City. O para-choques, por sua vez, é ousado, com uma peça plástica preta que imita um extrator de ar.

Chevrolet Aveo
Chevrolet/divulgação

Um detalhe que também ficou para 2023 é a mecânica. A Chevrolet não divulgou por enquanto qual motor vai empregar no modelo. A expectativa, porém, é pelo 1.5 a gasolina de quatro cilindros e 110 cv, já disponível no Groove, o SUV de entrada da Chevrolet no México – também à venda na China. Além do país norte-americano, outros vizinhos devem recebê-lo, como Bolívia e Colômbia, por exemplo. Contudo, sua vinda ao Brasil é pouco provável.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.