O Android Auto, que permite conectar o multimídia do carro à plataforma de celulares como os da Samsung, acaba de receber atualizações. Entre as principais, há novos visual e recursos. Assim, o Android Auto passa a ter tela dividida com três informações, sendo que a navegação, feita pelo Google Maps ou Waze, ocupa a maior parte do visor. Agora, há espaço para outros dois aplicativos como, por exemplo, música, alarme, clima ou mensagens de texto. Além disso, o sistema permite ao usuário fazer ligações por meio do WhatsApp.
Segundo o Google, a atualização chegará primeiro aos celulares mais novos da Samsung e de sua linha Pixel. Vale lembrar que, no Brasil, não lei que proíba o motorista de fazer chamadas por comando de voz. Porém, quem usa o celular enquanto dirige comete infração administrativa gravíssima. Ou seja com risco de multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
Seja como for, para ter acesso às novas funções a atualização deve ser feita inicialmente no smartphone. Entretanto, pode levar algum tempo para que a nova versão alcance todos os aparelhos. Inicialmente, o sistema vai chegar aos Estados Unidos. Assim, a expectativa é de que esteja disponível no Brasil até o início do segundo semestre.
De acordo com o Google, o visor do Maps mudou. Assim, ficou mais próximo do motorista. Além disso, há uma espécie de botão de acesso rápido. Com isso, vai ser possível ativar rapidamente os aplicativos mais utilizados recentemente.
Novas funções
Além do novo design, o Google também acrescentou novos atalhos na tela inicial. A partir de agora, o Google Assistente passa a dar sugestões inteligentes para o dia a dia. Isso inclui compartilhamento de rota e horário de chegada. No mais, também sugere respostas automáticas de mensagens, bem como acesso rápido às músicas e podcasts. O aplicativo de reprodução passa, inclusive, a ter uma barra de progresso. Ou seja, é possível avançar de música ou episódio sem sair da navegação.
Chaves digitais
Outro recurso que vai chegar em breve aos telefones da Samsung e Xiaomi é o compartilhamento de chave digital. Ela permite destravar as portas do carro pelo smartphone. Embora já esteja disponível em iPhone, essa função ainda é pouco utilizada pelas montadoras. Conforme a empresa, o carro deve ter essa ferramenta instalada.
Marcas já recebem novidades
As novidades foram reveladas na edição de 2023 da CES. Durante a apresentação, o Google mencionou melhorias tecnológicas que serão instaladas em alguns carros. Segundo a empresa, modelos da Renault, por exemplo, poderão vir de série com Waze nativo. Portanto, a conexão não dependerá de smartphone.
A Volvo também instalará o novo mapa HD em modelos como EX90 e Polestar 3. Este mostra detalhes das vias com maior definição. Por fim, outras marcas como Chevrolet, GMC, Ford e Cadillac confirmaram que terão alguns dos novos aplicativos na central multimídia de seus carros.