Depois de uma longa novela, Renault e Nissan chegaram a um acordo sobre a continuidade da parceria que inclui, também, a Mitsubishi. Ou seja, a aliança criada em 1999 foi revista. Assim, terá novas diretrizes e rearranjo de responsabilidades. Para o mercado brasileiro, um dos pontos que mais chamou a atenção é a promessa de lançamento de uma nova picape, que terá porte de Chevrolet Montana e Fiat Toro. Afinal, o segmento é um dos que mais crescem no País, atrás apenas do de SUVs.
De acordo com informações da Renault-Nissan-Mitsubishi, há quatro novos projetos previstos para a América Latina. Dentre eles, haverá uma nova picape “de meia tonelada, desenvolvida pelo Grupo Renault e compartilhada com a Nissan na Argentina”, segundo comunicado à imprensa. Cabe salientar que, no informe divulgado no Brasil, esse dado foi excluído.
Seja como for, cabe explicar que o termo “picape de meia tonelada” refere-se à capacidade de carga do modelo. Dessa forma, não se trata de um modelo médio. Ou seja, o tamanho será de Nissan Frontier.
Desse modo, a aposta é na nova geração da Renault Oroch. Afinal, há tempos que a picape de porte intermediário, lançada no País em 2015, não recebe atualizações importantes. Assim, a previsão é de que a estreia ocorra em 2025. A produção vai ser na Argentina. Portanto, a clone da Nissan deve estrear no mesmo período. Por ora, não há detalhes sobre esses modelos.
Picapes médias
Além deste modelo, a Nissan Frontier e a Renault Alaskan ganharão nova geração. As picapes médias serão, portanto, produzidas pelo Grupo Renault em Córdoba, na Argentina. Nada mais foi revelado além disso. Ou seja, não há detalhes sobre datas, trem de força e desenho.
De acordo com o comunicado divulgado pela aliança, há mais novidades a caminho. Assim, haverá um novo modelo com a marca Nissan. O produto será o primeiro modelo da Renault feito naquele país após 20 anos.
Por fim, a Nissan e o Grupo Renault terão dois novos veículos elétricos compactos. Portanto, ambos vão utilizar a plataforma CMF-AEV (Common Module Family). Um das apostas é o Kwid E-Tech. Estamos de olho.