O Polo Track foi lançado no fim de 2022 para substituir o Gol, que saiu de cena após 42 anos. Menos de três meses depois da estreia, a Volkswagen apresenta a série especial 1st Edition do hatch compacto. A novidade, que terá produção limitada a mil unidades, traz itens exclusivos. Com tabela de R$ 88.990, o modelo é R$ 4,5 mil mais caro que a versão de entrada do Polo.
Em comum tanto o Polo Track 1st Edition quanto a versão de entrada do Polo têm câmbio manual de cinco marchas e motor 1.0 flexível. Segundo a Volkswagen, a potência é de até 84 cv, com etanol. Assim, os diferencias ficam restritos a detalhes no visual e na lista de equipamentos.
Série do Polo herda visual e motor de Gol
Assim, o Volkswagen Polo Track 1st Edition tem visual, digamos, mais esportivo. A carroceria é pintada de vermelho e o teto é preto. Ou seja, o mesmo padrão do Gol Last Edition. Há ainda adesivos nas colunas traseira, bem como faixa preta na tampa do porta-malas.
As rodas são de aço de 15 polegadas com calotas plásticas pintadas de preto brilhante. Segundo a marca, na cabine há detalhes como soleiras das portas feitas de alumínio. Assim, também remetem às da edição de despedida do Gol. Além disso, há bancos inteiriços e revestimentos de painéis alusivos à edição.
Polo é maior e tem mais equipamentos
Diferentemente do antecessor, o Polo é feito sobre plataforma MQB A0, em Taubaté (SP). Como resultado, é mais moderno e traz itens de segurança que o Gol não podia oferecer. Há, por exemplo, quatro air bags, assistente de partida em rampas e controle eletrônico de estabilidade. Assim como bloqueio eletrônico do diferencial e sistema Isofix de fixação de assentos infantis.
Dos itens de conforto, destaque para o novo volante multifuncional. Há ainda ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, sistema de som com quatro falantes e portas do tipo USB-C. A chave é do tipo canivete e tem telecomando para abertura das portas e alarme.
De acordo com dados da Volkswagen, o Polo Track tem 4,07 metros de comprimento, 2,56 m de distãncia entre os eixos e porta-malas com capacidade de 300 litros. Para comparação, no Gol as dimensões são de 3,89 m, 2,46 m e 263 litros, respectivamente.