Você está lendo...
Pioneira com o Leaf, Nissan corre para lançar novos SUVs elétricos
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Pioneira com o Leaf, Nissan corre para lançar novos SUVs elétricos

Em vez de começar do zero com uma nova família de carros, Nissan vai lançar os atuais SUVs Juke, Qashqai e X-Trail em versões a baterias

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

23 de fev, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Nissan Juke
Nissan Juke elétrico deve chegar ao mercado a partir de 2025
Crédito:Alexandre Carvalho/Nissan/Divulgação

A Nissan foi pioneira em 2010 ao lançar o hatch elétrico Leaf, que está em sua segunda geração. O modelo foi o primeiro carro a baterias de produção em massa no mundo. Mas a marca japonesa não foi muito além do hatch e, até agora, lançou apenas o SUV Ariya em mercados como Japão, Europa e Estados Unidos. Por isso, a montadora vai apresentar novos modelos em breve com versões elétricas dos SUVs Juke, Qashqai e X-Trail.

Nissan
Nissan Qashqai 2023 (Nissan/Divulgação)

De acordo com o site inglês Autocar, em vez de começar do zero, a Nissan vai apostar em versões elétricas de modelos já consolidados. Assim, a marca japonesa objetiva que 50% de suas vendas totais até 2030 sejam de modelos a baterias.

Publicidade


Informações apontam que o primeiro a chegar será o crossover compacto Juke. O modelo elétrico estará disponível ao lado do híbrido. Contudo, no caso dos demais carros, as versões elétricas substituirão as atuais gerações dos modelos. Ou seja, os SUVs Qashqai e X-Trail evoluirão a partir da plataforma CMF-EV da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi. Trata-se da arquitetura que já serve ao SUV Ariya e ao novo Renault Mégane E-Tech Electric.



NISSAN FRONTIER PLATINUM É PARRUDA E TEM PAINEL DO KICKS

Novas baterias

Para conseguir lançar novos elétricos no mercado em grande volume, a Nissan também planeja uma nova geração de baterias de íons de lítio, com maior densidade energética e custos reduzidos de desenvolvimento. A meta é vender carros com autonomia longa e baixo tempo de carregamento. Espera-se algo em torno de 15 minutos para a recarga completa. Entretanto, há há dados técnicos oficiais, tampouco desenhos dos novos SUVs.


Tudo deve acontecer em 2025. A princípio, aposta-se no seguinte cronograma de lançamentos: Juke EV, Qashqai EV e, por fim, X-Trail EV.

Nissan
Nissan vai apostar no sistema híbrido e-Power no Brasil (Nissan/Divulgação)

Mudança será global

Mesmo com o foco inicial na Ásia, Estados Unidos e Europa, é certo que as novidades da Nissan chegarão a outros mercados, o que incluí o Brasil. Tanto que, recentemente, a Nissan fez investimentos na América Latina e na Índia. Contudo, por ora não há sinais de produção local. Para estes mercados, a marca japonesa vai apostar alto no sistema híbrido e-Power, que já está disponível no México e vai estrear aqui no SUV Kicks.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Haval H6 GT: SUV híbrido da GWM roda 1.000 km com um tanque
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.