Ar-condicionado, vidros dianteiros e travas com acionamento elétrico lideram a lista de desejos dos brasileiros que procuram carros usados neste início de ano. É o que mostra o levantamento da Mobiauto, que o Jornal do Carro traz com exclusividade. A lista revela quais são os dez itens opcionais mais buscados pelos consumidores em 2023. E surpreende com o interesse por airbags e freios ABS, por exemplo.
A pesquisa da Mobiauto foi feita no mês de julho de 2022 e, posteriormente, em janeiro deste ano. Dentro dos diversos anúncios da plataforma, mapeou-se os itens que os compradores mais selecionaram na busca dos carros. O campeão foi o ar-condicionado, com 27,4% de incidência. Entretanto, isso não significa que os 72,6% restantes não desejam esse item. A questão é que grande parte dos carros usados já trazem ar-condicionado de série. Ou seja, algumas pessoas nem adicionam o equipamento na busca.
Ranking
Em seguida, a lista traz os vidros elétricos dianteiros e as travas elétricas. A direção hidráulica surge em quarto lugar como essencial para alguns consumidores nos carros usados. E a partir da 5ª posição, o ranking começa a surpreender. Itens como airbag de motorista e freios ABS, por exemplo, mostram o interesse na segurança. Além disso, há outros opcionais como alarme, câmbio automático e, por fim, o airbag do passageiro.
Veja quais são os 10 itens mais desejados nos carros usados
A Mobiauto aproveitou para explicar que a variação entre julho/22 e janeiro/23 acontece de acordo com as visualizações na página. Dessa forma, se o site dobrou o número de pesquisas no período, o percentual corresponde ao número de acessos. Isso explica, por exemplo, as travas elétricas permanecerem com 12,81%, mas terem sofrido variação de 98,82%.
Os itens que caíram nas buscas
Em contrapartida, alguns itens que já foram muito procurados caíram bastante nas buscas. É o caso do kit GNV, por exemplo, que teve queda de 13,51%. “O GNV sofreu uma escalada de preços em 2022 e começou a cair só no final do ano, mas não o suficiente para reverter o desinteresse do comprador por modelos abastecidos por esse combustível. Agora em fevereiro de 2023, a Petrobras promoveu nova queda de 11% no preço, tornando o GNV competitivo novamente”, explica Saint Clair de Castro Júnior, fundador e CEO da Mobiauto.
Além dele, há também as tomadas de 12V. O item teve uma baixa de 8,70% nas pesquisas. Faz sentido, afinal, a maioria dos carros atuais oferecem entradas USB. Ou seja, são compatíveis aos smartphones. Portanto, as tomadas 12V perderam espaço. O mesmo acontece com os antigos toca-fitas, que não são mais relevantes em um mercado dominado por centrais multimídia.