Você está lendo...
Novo Peugeot 508 híbrido plug-in tem 360 cv e faz mais de 83 km/l
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Novo Peugeot 508 híbrido plug-in tem 360 cv e faz mais de 83 km/l

Linha 2023 do Peugeot 508 estreia na Europa nas carrocerias sedã e perua com novo visual e versões a gasolina, a diesel e híbrido plug-in

Eugênio Augusto Brito, Especial para o Jornal do Carro

28 de fev, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Peugeot 508 2023
Crédito:Divulgação / Peugeot

A Peugeot lançou os novos 508 sedã e 508 SW (perua) na Europa com estilo atualizado, grade tridimensional e faróis de LEDs matriciais. A dupla de topo de gama da marca francesa não terá o novo conjunto híbrido leve da PSA, que estreou recentemente nos novos 3008 e 5008, SUVs que virão em breve ao Brasil. Entretanto, a linha 2023 estreia um novo estilo para os carros da marca do leão, e traz o sistema híbrido plug-in com bateria recarregável.

Segundo a Peugeot, os modelos serão fabricados em Mulhouse (França), mas os preços não foram divulgados. O 508 ocupa o topo da gama da marca na Europa, onde chega às lojas em junho. No Brasil, por ora, a nova linha tem pouca chance de chegar ao Brasil. Isso porque aqui a marca vai priorizar modelos menores, como o hatch 208) e o SUV 2008. Mas o 508 já foi vendido no País na última década e pode ser uma opção para mostrar a tecnologia híbrida.



Visual está mais arrojado e esportivo

Com porte médio-grande, o novo Peugeot 508 tem comprimento de 4,75 metros, enquanto a perua mede 4,79 m. Entre-eixos é de 2,79 m em ambos os modelos, assim como a largura, com 1,86 m. No visual, tanto o sedã quanto a perua trazem faróis mais finos com projetores de LEDs matriciais, além de luzes dinâmica e os LEDs diurnos (DRL) em forma de garra. Assim, o conjunto óptico ladeia a nova grade com diversas protuberâncias, que dão efeito tridimensional à peça, e parecem escorrer ao emblema do leão da Peugeot.

Publicidade


Ainda assim, o sedã tem visual próximo aos modelos da sueca Volvo, com terceiro volume mais curto, terceira coluna inclinada e para-choque mais protuberante. Por exemplo, as lanternas usam três LEDs que atravessam a tampa do porta-malas e se unem à régua central (com o nome da Peugeot). Assim, formam uma peça única trapezoidal.

Já a perua Peugeot 508 SW transmite ainda mais esportividade com o vigia traseiro inclinado e o difusor pintado de preto. Há ainda um novo modelo de roda de liga leve de 18 polegadas (Epherra), com acabamento diamantado e esportivo.

Peugeot 508 SW 2023
Peugeot 508 SW 2023 (Divulgação/Peugeot)

Interior atualizado

Em termos de acabamento, o novo Peugeot 508 traz as versões Allure, GT e PSE (Peugeot Sport Engineered). Entre as novidades, o modelo troca a alavanca do câmbio por teclas e amplia a sensação de modernidade e espaço útil na cabine.

Da mesma forma, as telas do quadro de instrumentos (com 12″) e do multimídia (10″) rodam um novo sistema operacional que recebe atualizações, tal como smartphones e notebook, bem como reconhece comandos de voz.

Peugeot 508 2023
Peugeot 508 2023 (Divulgação/Peugeot)

Motores rendem de 130 cv a 360 cv

Na mecânica, a base da gama traz o motor 1.2 a gasolina de 3 cilindros e 130 cavalos. Trata-se da mesma potência do motor 1.5 turbodiesel. O câmbio é automático de oito marchas. Além destes dois motores, há três versões híbridas do tipo plug-in. Duas deles têm tração dianteira, com o 1.2 a gasolina combinado a outro motor elétrico de 110 cv. Este conjunto gera 180 cv ou 225 cv.

Por fim, há a configuração 508 PSE com tempero esportivo e tração integral. Esta alia motor 1.6 a gasolina de 200 cv com um elétrico de 110 cv instalado no eixo dianteiro, e traz ainda um segundo motor elétrico de 113 cv no eixo traseiro. A potência combinada alcança 360 cv.

Peugeot 508 SW 2023
Versão PSE, híbrida plug-in e esportiva, tem tração integral e tempo de recarga de até 3h
(Divulgação/Peugeot)

Nada de híbrido leve no novo Peugeot 508

De acordo com a ficha técnica, as versões híbridas usam bateria de íons de lítio de 12,4 kWh, com carregador integrado de 3,7 kW para recarrega em cerca de 3 horas. Além disso, há carregador de 7,4 kW opcional, que pode reduzir o tempo de carregamento para cerca de 1h40.

Mas a Peugeot descartou o novo conjunto híbrido leve com motor 1.2 turbo, que estreou nos novos 3008 e 5008. Por exemplo, nos SUVs o motor e a bateria elétricos rendem até 28 cv extras. Dessa forma, sobem a potência geral para 136 cv e reduzem o consumo em 15%. Aliás, este é o sistema híbrido que a Peugeot vai lançar no Brasil em versão flex até 2024. O primeiro híbrido leve flex da marca deverá ser a nova geração do SUV compacto 2008.

AVALIAMOS O CITROEN E-JUMPY, FURGÃO ELÉTRICO PARA ENTREGAS URBANAS

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.