A Hyundai começa a vender na próxima segunda-feira, dia 13, o Hyundai Creta N-Line Night Edition, série limitada que usa motor 2.0 flex e tem pacote completo de assistências semiautônomos para encarar Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. São 900 unidades no total, que começam a ser entregues ao compradores nas primeiras semanas de abril. O preço é de R$ 181.490.
Já é prática periódica da Hyundai manter a linha de produtos fresca, com novas versões e séries especiais. Assim, mantém o interesse do público, ao mesmo tempo em que ocupa novos nichos. É o que a Night Edition faz agora.
Atualmente, a N-Line é a configuração mais equipada e com estilo esportivo do Creta com motor 1.0 TGDI (turboflex). Como parte de R$ 166.990, funciona inclusive como topo de gama, uma vez que a configuração 2.0 SmartStream Automático custa R$ 159.990.
Mesmo assim, já dá para apontar a Night Edition como novo auge do Creta, ainda que temporário. Isso por unir o conhecido estilo esportivo a rodas maiores de 18 polegadas e ao motor maior, 2.0 flex aspirado, com 167 cavalos e 20.6 mkgf máximos, com câmbio automático de seis marchas.
Creta de olho em SUVs maiores
Segundo o marketing da Hyundai, ainda que o Creta N-Line Night Edition seja exclusivo a 900 carros, seus objetivos são claros: encarar SUVs maiores ou mais fortes, como Compass e Corolla Cross. Para fazer isso, a Hyundai vai apostar em mais equipamentos de série, além de elementos esportivos, robustez e imagem “premium”.
E vai jogar com o preço. O Compass Longitude 1.3 T270 (185 cv, 27,5 mkgf) parte de R$ 184.490 (no Estado de São Paulo), enquanto o Corolla Cross XRE (2.0, 169 cv, 21,4 mkgf) parte de R$ 172.690, com o GR-Sport (visualmente esportivo) saindo de R$ 191.090.
Sendo assim, o Creta N-Line Night Edition é R$ 3 mil mais barato que o Compass de entrada. Na comparação com o Corolla Cross, a estratégia da Hyundai é atrair consumidor que busca a versão esportiva, mas quer o preço da básica.
Assim como no N-Line 1.0 TGDI, a impressão de luxo vem da carroceria com só três opções de pintura: Preto Onix, Cinza Silk e Branco Atlas, sendo que as últimas são bicolor, por trazer o teto também em Preto Onix.
Da mesma forma, os demais elementos externos fazem constraste com o preto e o cinza. Grade frontal, emblemas de versão, saias laterais, protetores dos parachoques, retrovisores externos, maçanetas, lentes e faróis e lanternas usam tons de preto, ora brilhantes, ora acetinados.
Na coluna C, a pintura preta é fosca, assim como nos emblemas da Hyundai e do Creta na tampa do porta-malas. Isso tudo se aproveita da tendência “matte”, que delimita modelos mais luxuosos.
Além disso, as rodas de liga leve de 18 polegadas são exclusivas, com desenho diferente exclusivo e pintura em preto brilhante. Usam pneus 215/55.
Por outro lado, a cabine repete o acabamento do N-Line 1.0, com couro sintético na cor preta e costura vermelha na alavanca de câmbio, no volante e na borda do teto solar panorâmico.
Mais tecnologia a bordo
Mas há diferenças no nível de equipamentos, já que a N-Line Night Edition é mais tecnológica. Primeiro, o sistema de som leva a assinatura da Bose e conta com 8 falantes, subwoofer no porta-malas e amplificador com 6 canais que mora sob o banco do condutor. Infelizmente, os bancos frontais ainda são ajustados na alavanca, nada de comando elétrico.
Mas o Adas é mais completo que o do Creta N-LIne e do Ultimate. Além da frenagem automática para carros e pedestres e do ACC, esse novo pacote inclui reconhecimento de ciclistas, sensores de tráfego cruzado e de ponto cego (com imagem no painel de instrumentos), sistema de permanência e centralização na de faixa, monitoramento fadiga, farol alto adaptativo, alerta de presença no banco traseiro e câmera 360 graus.
Por fim, há soleira exclusiva que traz o nome da série e a numeração dentro do lote exclusivo. O carro observado era a unidade 001/900.
Mercado de SUVs
Considerando o nível de equipamentos e o posicionamento do mercado atual, fica claro que a Hyundai sonda clientes e rivais para saber se precisa reforçar o Creta a valer.
No total, o SUV fabricado em Piracicaba (SP) foi o 4° colocado nas vendas em 2022, com 62.651 unidades. Ficou atrás de Chevrolet Tracker (70.806), Volkswagen T-Cross (65.341) e do Jeep Compass (63.564), que mira agora. Mas é o líder de SUVs neste começo de 2023.
Ou seja, vale mesmo estudar a situação para saber se chegou a hora de mudar ou se o Creta ainda dá conta dos rivais.