Divisão de luxo da Chery na China, a Exeed está próxima de estrear no Brasil. Há expectativas para o fim de 2023 ou início de 2024. A montadora confirmou o lançamento de três modelos no País, dois SUVs e um sedã. Assim como as conterrâneas BYD e GWM, a Exeed vai comercializar exclusivamente carros híbridos e elétricos por aqui.
Entretanto, além de buscar seu lugar ao sol no restrito mercado de carros eletrificados do País, a marca terá outra batalha: passar pelo grupo Caoa. Acontece que a representante brasileira da Chery exige participação no negócio da Exeed e de todas as demais marcas do conglomerado asiático.
Mas, ao que tudo indica, a fabricante de eletrificados de luxo quer atuar no Brasil por meios próprios e sem a interferência da Caoa. De acordo com apuração da Quatro Rodas e do Autos Segredos, “desde março de 2022, comunicados de imprensa direcionados ao mercado brasileiro começaram a ser enviados por uma equipe com base na China. A empresa também criou uma página no Facebook, Exeed Brasil, onde chegou a confirmar o lançamento do SUV híbrido LX ET-i no País em 2023″.
Agora, ao que tudo indica, quem abrirá as portas do Brasil para a Exeed é o RX. Dentre as características, o SUV tem motorização híbrida plug-in. Ou seja, une motorização a combustão e elétrica. Em síntese, mede 4,78 metros de comprimento e tem espaço entre-eixos de 2,81 m. Por dentro, o promete capricho e tecnologia. Em uma única peça, no topo do painel, reúne duas telas de 12,3 polegadas. Tem, também, controlador de velocidade adaptativo e outros assistentes de condução. Teto solar panorâmico faz parte do pacote.
O sedan E03 e o SUV E0Y (ambos, 100% elétricos), entretanto, não têm detalhes divulgados. Afinal, seguem em desenvolvimento.
Quando a Exeed chegará ao Brasil?
A princípio, a expectativa era de que a Exeed lançasse seus primeiros carros por aqui em 2019. Entretanto, isso não aconteceu. Logo depois veio a pandemia da Covid-19. De início, chegaria pelas mãos do grupo Caoa, que já fez até anúncio da marca premium da Chery. Mas, apesar de já ter planos concretos para o mercado brasileiro, a Exeed não divulgou detalhes ou apontou datas para os lançamentos, o que deve ocorrer só em 2024 ou 2025.