No começo de 2020, a Toyota mostrou o Yaris Cross, uma aposta de SUV baseado no Yaris europeu. Este é diferente do modelo brasileiro, feito em Sorocaba, no interior de São Paulo. O fato é que, agora, o esse carro pode ser a próxima aposta da marca no Brasil. Assim, chegaria em 2024 para concorrer com utilitários compactos, do porte de Chevrolet Tracker e companhia.
Por ora, a Toyota não bateu o martelo. Entretanto, em meados de abril a empresa aderiu ao ProVeículo Verde. Ou seja, um programa do governo paulista que incentiva o desenvolvimento de veículos menos poluentes com a liberação de créditos acumulados de ICMS. Dessa forma, a marca anunciou a produção de “um novo veículo compacto híbrido flex”. A meta é investir R$ 1,63 bilhão na planta de Sorocaba (SP).
Há ainda a promessa de atualização de um modelo já existente. Vulgo, o Corolla Cross, que em breve precisará receber a atualização de meia-vida.
Voltando ao modelo inédito, o Jornal do Carro busca sanar as principais dúvidas. Afinal, como é o modelo? Qual será esse motor? Quanto custará no mercado nacional? Procurada, a Toyota não revela informações sobre projetos futuros. Entretanto, dá para adiantar alguns detalhes.
Mecânica e alguns números
O primeiro deles é que a motorização híbrida-flex, bem como nos irmãos Corolla e Corolla Cross, une propulsor a combustão e outro elétrico. A bateria, no entanto, é autocarregável. Ou seja, não precisa de tomada. Portanto, não se trata de um híbrido plug-in, afinal, a Toyota prefere avançar na eletrificação aos poucos e já entendeu que o brasileiro ainda não tem por hábito gastar tempo com recarrega de carro. Esse motor, montado na planta de motores em Porto Feliz (SP), contudo, não se sabe se será o mesmo 1.8 dos irmãos.
Na Europa, o SUV oferece motor 1.5 aspirado de três cilindros (a gasolina) que trabalha em conjunto com outro motor elétrico. A potência combinada é de 116 cv (aqui, por ser flex, terá mais desempenho). Tração integral e câmbio automático CVT completam a mecânica, que faz 30,8 km/l de consumo médio. Ainda falando em mecânica, o SUV compacto usa a base plataforma DNGA – uma versão “encurtada” da TNGA do Corolla Cross.
Pela ficha técnica, o Yaris Cross tem 4,19 metros de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e entre-eixos de 2,56 m.
Sobre a estética, ainda é cedo para falar. Todavia, o mais provável é que venha nos moldes do Yaris Cross. Na Itália, por exemplo, onde parte de 24.300 euros (pouco mais de R$ 135 mil), o jipinho urbano vem com luzes iluminadas por LEDs, rodas de 17″ ou 18″ e teto solar panorâmico. Na lista de equipamentos, por fim, destaque para itens como carregador wireless para smartphone e ar-condicionado automático bi-zone. Cabe aguardar para que mais detalhes venham à tona.