Você está lendo...
Cruze, Captur e Camaro: veja os carros que vão sair de linha em 2023
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Cruze, Captur e Camaro: veja os carros que vão sair de linha em 2023

Embora não confirme, Renault vai aposentar SUV Captur e Logan; Chevrolet já confirmou fim do Bolt EUV e Camaro e Cruze vão sair de linha

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

23 de mai, 2023 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

cruze linha carros
Chevrolet Cruze dará espaço ao Tracker na Argentina, concessionários já foram avisados
Crédito:Divulgação/Chevrolet

Como em todos os anos, alguns modelos à venda no Brasil vão sair de linha nos próximos meses, e irão se despedir do mercado em 2023. A maioria deles já tem aposentadoria esperada. É o caso do Renault Captur. Conforme antecipamos no Jornal do Carro, o SUV compacto já não é mais produzido na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e deixará de ser vendido no País. Além dele, espera-se a aposentadoria do sedã Logan, que despencou nas vendas.

Outro que está próximo de sair de linha é o Chevrolet Cruze, disponível em versões hatch e sedã. O modelo da gravata dourada deixará de ser feito na fábrica de Santa Fé, na Argentina, ainda neste ano. Ou seja, encerrará sua trajetória de mais de 7 anos. No Brasil, o Cruze, que parte de R$ 148.650, respira por aparelhos. Isso porque, até abril, emplacou só 335 unidades. Assim, o fim é iminente. Seja como for, o médio deve dar lugar a um SUV inédito.



Captur
Renault/Divulgação

Publicidade


Muscle cars também vão sair de linha

Mas a lista não para por aí. As despedidas em 2023 vão para o Chevrolet Camaro, que fez muito sucesso no mercado brasileiro. Entretanto, já não é mais assim há algum tempo. Para se ter ideia, o modelo emplacou apenas 14 unidades até o quarto mês do ano. Assim, de acordo com a montadora, a produção da última unidade do modelo com motor a gasolina será feita em janeiro de 2024. Seja como for, rumores confirmam que o esportivo vai deixar de existir apenas em versões a combustão. Afinal, a marca pretende regressar o nome Camaro em configurações 100% elétricas.

Na mesma linha, outro que vai deixar de existir no Brasil é o Ford Mustang. Inclusive, de acordo com a marca, o que resta são apenas as unidades em estoque. Há uma nova geração em produção nos Estados Unidos. No entanto, não há nenhuma previsão de chegada ao Brasil. Dessa forma, o Mustang vai se despedir por ora do mercado brasileiro.

Camaro linha
Chevrolet/Divulgação

Bolt EUV chegou, mas vai embora

Recém-lançado no Brasil, o Chevrolet Bolt EUV já vai sair de linha. O SUV elétrico, derivado do hatch, foi lançado em maio com preço de R$ 279.990. Entretanto, pouco antes da estreia, a CEO gloval da General Motors, Mary Barra, estava anunciando o fim do modelo.

O motivo é o compromisso da marca em investir na plataforma Ultium. Entretanto, o grupo brasileiro seguiu com o lançamento do Bolt EUV como uma espécie de prévia para os próximos modelos da marca, o Equinox EV e o Blazer EV. Ambos devem chegar no Brasil já nos próximos meses em valores mais elevados.

Chevrolet Montana Premier ou Fiat Toro Endurance? Veja o comparativo!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.