Com inspiração em grandes sucessos no passado, a Fiat liberou um vídeo (veja abaixo) que mostra como serão as cabines dos futuros veículos da marca. Mas apesar dessa referência com modelos antigos, o conceito servirá de base para os próximos carros elétricos da italiana. O estilo, aliás, faz uma referência curiosa no desenho, que remete a uma pista de testes.
Esse formato vem da famosa pista de Lingotto, em Turim, na Itália. O pequeno circuito (veja a foto mais abaixo) feito no topo da fábrica da Fiat na cidade foi inaugurado em 22 de maio de 1923. E serviu para testar modelos feitos no século XX. A pista, aliás, é famosa por aparecer em clássicos do cinema, como o filme Um Golpe à Italiana (The Italian Job), de 1969.
Pista de testes centenária da Fiat é inspiração
Seja como for, a escolha de homenagear a exótica pista de Lingotto tem uma explicação. No último dia 22 de maio, a construção comemorou 100 anos. E a data foi marcada pela exibição do vídeo “Plasmare Il Futuro”, que significa “moldando o futuro” em italiano.
No curta-metragem, Olivier François, CEO da Fiat, conversa com Ginevra Elkann, presidente da Pinacoteca Agnelli, sobre a história de Lingotto, e como a pista se tornou uma nova linguagem de desenho para a marca. Vale mencionar que a família Agnelli é uma das mais poderosas da Itália, e responsável pela fundação da marca, por exemplo.
Além disso, segundo François, a icônica pista italiana será fonte de inspiração para os próximos desenhos da marca. E seus detalhes já poderão ser vistos em alguns modelos que estão para chegar. Assim, a previsão é de que tais detalhes apareçam em carros de produção já em 2024.
“Na Fiat, achamos que Lingotto e a pista são um marco tão importante que merecem se tornar ‘marcadores de design’. Suas características inspiraram os designers da Fiat a traçar as linhas dos futuros modelos da marca, desde a incrível pista no teto até a rampa de saída, que é como um manifesto de nossa tradicional leveza: menos material, mais espaço, essa é a nossa visão de design de interiores que olha para o futuro”, afirmou o presidente da montadora.
“A forma oval de Lingotto inspira vários novos detalhes distintivos do interior, enquanto a fachada, com a leveza de suas janelas, também se tornará uma assinatura distinta dos futuros modelos. Estou ansioso para lançar esses modelos “inspirados em Lingotto” no ano que vem”, conclui o CEO.
Novo modelo ainda é uma incógnita
Por enquanto, não se sabe qual será o primeiro modelo da marca com as novas características. No entanto, especula-se que o próximo Fiat Panda seja forte candidato, uma vez que sua nova geração está programada para chegar entre 2024 e 2025. Além disso, o hatch, que será elétrico, é um dos mais longevos da marca, e, por isso, cotado para estrear.
Por fim, o futuro Fiat 600, sucessor do crossover 500X, pode ser lançado ainda este ano. Além disso, também há expectativa para o lançamento do Topolino, versão italiana do Citroën Ami, um quadriciclo elétrico da marca francesa.
O Jornal do Carro está no Instagram!