A oitava geração do BMW Série 5 foi revelada com visual totalmente novo e alta tecnologia embarcada. Além disso, a nova geração do sedã executivo conta com sistemas de auxílio a condução, bem como uma inédita versão elétrica i5.
O novo Série 5 é maior em todas as dimensões na comparação com a geração anterior. O modelo mede 5,06 metros de comprimento (97 mm a mais), 1,90 m de largura (32 mm a mais), 1,51 m de altura (36 mm a mais) e 2,99 m de entre-eixos (20 mm a mais).
O estilo do novo Série 5 traz as linhas mais recentes da BMW, com grades frontais que chamam a atenção. No entanto, no sedã a peça não é exageradamente grande como em outros modelos da marca, apesar de ter crescido em relação à geração anterior. Além disso, no elétrico i5 a grade é praticamente fechada e tem visual esquisito. Já nas laterais, as maçanetas embutidas na carroceria e as saias laterais pretas são pontos altos do design.
Na traseira, o destaque são as lanternas, agora separadas por um elemento prateado no meio delas. O conjunto óptico se estende até as laterais do carro. Ainda na traseira, o para-choque também é novo e conta com visual mais esportivo. Mas a principal novidades no Série 5 fica na cabine.
Couro vegano e assistente de troca de faixa “por olhar”
Na parte interna, destaque para a forração com couro “vegano” de fábrica. O novo revestimento cobre volante, bancos e demais superfícies, e é chamado Veganza. Ele está disponível em modelos como iX e Série 7, mas como opcional. Além disso, o quadro de instrumentos tem uma tela de 12,7 polegadas. E o porta-malas tem 520 litros nas versões convencionais e híbridas, e 490 litros na opção elétrica.
O painel traz ainda um multimídia com uma grande tela de 14,9″. O volante também foi redesenhado, e conta com a base reta, com estilo mais esportivo, por exemplo. E, diferente do resto do interior, o volante concentra a maioria dos botões físicos e comandos táteis, o que deixa o console central menos poluído com botões.
Como dissemos, a tecnologia embarcada é um dos pontos fortes deste novo Série 5. O modelo conta com assistentes de condução semiautônoma do pacote Drive Assistant Professional, bem como um curioso sistema chamado Active Lane Change Assistant. Com ele, o motorista confirma a mudança automática de faixa apenas olhando para o retrovisor externo. O Série 5 é o primeiro carro da BMW a utilizar esse sistema, que funciona a até 137 km/h.
Além disso, o sedã utiliza a versão mais recente do sistema operacional da marca, em sua versão 8.5. Um dos atrativos é a possibilidade de parear o celular com o multimídia e utilizá-lo como um controle de videogame, através da plataforma AirConsole. O recurso pode ser útil enquanto se espera pela recarga na versão elétrica, por exemplo.
Até 582 km de autonomia no BMW i5
Sob o capô, um fato curioso. As opções de motor disponíveis variam de acordo com o mercado. Assim, na América do Norte, as opções começam com o 530i, que usa um 2.0 turbo a gasolina com 258 cv de potência e 40,7 mkgf de torque. Além disso, é possível adquirir o sedã com tração integral, por exemplo. Logo acima vem o 540i, com o 3.0 de 6 cilindros em linha, 380 cv e 53 mkgf de torque.
O modelo i5, opção elétrica da linha, utiliza um conjunto elétrico traseiro de 340 cv e 43,8 mkgf de torque na versão xDrive60. Contudo, o M60 passa para quase 600 cv e 83,6 mkgf de torque, quando acionada a função Overboost. As versões xDrive40 e M60 utilizam bateria de 84,3 kWh com autonomia declarada de até 582 km na versão de tração traseira (xDrive60). Já o modelo com tração integral (M60) tem autonomia para até 516 km. Os números são no ciclo WLTP.
Por enquanto, ainda não há informações sobre valores ou quando o modelo vai desembarcar no Brasil. Mas especula-se que isso aconteça no próximo ano. Na conversão direta, os valores na Europa vão de R$ 286 mil e chegam a R$ 416 mil. Aqui, certamente serão maiores.
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